Dados do Trabalho


Título

RASTREAMENTO DA DOENÇA RENAL CRONICA: UMA EXPERIENCIA NAS ATIVIDADES DO DIA MUNDIAL DO RIM-2019

Introdução

O Dia Mundial do Rim, celebrado na segunda quinta-feira do mês de março, tem, dentre seus objetivos ampliar a discussão sobre a crescente incidência da doença renal crônica (DRC) e assim proporcionar um reconhecimento proporcionando um tratamento mais precoce para a DRC, que hoje é considerada uma epidemia.

Material e Método

Foi realizada uma ação, junto à comunidade, durante o Dia Mundial do Rim onde, durante a orientação sobre as patologias renais, foram aplicados à população, questionários para identificação de fatores de risco como hipertensão arterial (HAS), diabetes mellitus (DM), além da realização de testes de glicemia capilar, a fim de identificar eventuais diabéticos ainda sem diagnóstico. A partir das respostas ao questionário, aqueles pacientes que apresentavam algum dos fatores de risco e informavam nunca ter realizado exame de creatinina eram encaminhados para coleta deste exame.

Resultados

Foram preenchidos 151 questionários, compreendendo idade média de 61,9 anos (DP 16,29 anos), sendo 50,1% (n =7 6) homens. Deste total, 50%(n = 75) apresentavam HAS, 21,2%(n = 32) DM, 15% (n = 23) apresentavam antecedente familiar de doença renal, e 66,8% (n = 101) apresentavam IMC > 25Kg/m2. Dos transeuntes avaliados, 32,4% (n = 49) foram encaminhados para exame de creatinina, já que desconheciam serem portadores de eventual DRC. Destes, 36,7% (n = 18) efetivamente colheram o exame de creatinina. Deste grupo 16,6% (n = 3) apresentaram taxa de filtração glomerular menor que 60 ml/min, sendo então convocados para orientação e tratamento.

Discussão e Conclusões

Os fatores de risco para desenvolvimento da DRC, como HAS e DM, têm elevada prevalência na população, porém poucos conhecem a relação direta que existe entre estas e a DRC. Dessa forma a identificação e detecção precoce do portador de DRC ficam prejudicadas. Conclusão: Diante do exposto, fica evidenciada a importância de ações na comunidade, como a realizada no Dia Mundial do Rim, a fim de divulgar a doença, suas consequências e formas de prevenção. Também é importante que em tais eventos sejam realizados testes de rastreamento, pois este é um momento oportuno para identificarmos eventuais portadores de DRC que desconhecem a doença.

Palavras Chave

Doença Renal Crônica, Rastreamento,

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

UNIFAI - São Paulo - Brasil, UNOESTE - São Paulo - Brasil

Autores

Gustavo Navarro Betônico, André Carrion Fares Pinto, Jéssica Mediros Cabral Siqueira