Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA POPULAÇAO GERIATRICA ADMITIDA EM TERAPIA RENAL SUSBTITUTIVA EM UMA CLINICA DE FRANCA -SP

Introdução

Com o envelhecimento da população e com o aumento da expectativa de vida, cresce a incidência de doenças crônico-degenerativas. Neste contexto, o aumento da incidência da diabetes mellitus (DM) e da hipertensão arterial sistêmica (HAS), além do processo de envelhecimento relacionado ao aumento da sobrevida explicam a maior prevalência de doença renal crônica (DRC) em todo o mundo. Atualmente, a DRC é definida como a presença de lesão renal e/ou de redução da taxa de filtração glomerular (TFG inferior a 60 mL/min/1,73m2 de superfície corpórea) por três meses ou mais, independentemente da causa.O objetivo deste estudo foi avaliar as condições clínicas da população geriátrica com DRC estágio 5 admitidas em programa de terapia renal substitutiva (TRS) em uma Clínica de Franca-SP.

Material e Método

Assim, realizou-se uma pesquisa retrospectiva através da análise dos prontuários médicos e da ferramenta NephroSys de gestão em Nefrologia e Diálise dos pacientes geriátricos com idade igual ou superior a 60 anos admitidos em programa de TRS na modalidade de hemodiálise (HD) no período de julho a dezembro de 2018.

Resultados

Neste período foram admitidos 18 pacientes, sendo 10 (56%) do sexo masculino e 8 (44%) do sexo feminino, com idade média de 73 (±8,27) anos. Como diagnóstico de base para a DRC identificamos que 11(61%) pacientes apresentavam HAS seguidos de 5 (28%) com DM e 2 (11%) outros diagnósticos. Nos exames admissionais na TRS, a creatinina apresentou 3,84 mg/dl (±1,31), ureia 118,5 mg/dl (±47,07), hemoglobina 10,31g/dl (±1,86), hematócrito 31,97 g/dl (± 5,17), cálcio 8,9 mg/dl (± 0,51), potássio mEq/l 4,66 (±0,72) e fósforo 5,15 mg/dl (±1,16). O Índice de Massa Corporal (IMC) apresentou 23,97 (±3,44). Apenas 6 (33%) pacientes possuíam fistula arteriovenosa na admissão, sendo que 10 pacientes necessitaram de cateter de duplo-lumem para iniciar HD.

Discussão e Conclusões

Neste estudo, verificou-se a necessidade de melhor orientação do paciente geriátrico com DRC nos estágios 3 e 4, como o tratamento adequado de situações decorrentes da DRC (anemia, distúrbio mineral ósseo) e confecção de acesso vascular para pacientes em estágio 4 com indicação de HD, evitando a piora da qualidade de vida relacionada a este procedimento.Desta forma, faz se necessário o tratamento personalizado destes pacientes nos estágios iniciais da DRC, salientando a importância de condutas para retardar a evolução e complicação da DRC, melhorando a qualidade de vida dos mesmos, além da redução de custos inerentes a TRS.

Palavras Chave

Idoso, Terapia Renal Substitutiva, Doença Renal Crônica

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

Clínica Nefrológica de Franca - São Paulo - Brasil, Uni-FACEF - São Paulo - Brasil, UNIFRAN - São Paulo - Brasil

Autores

Paulo Silva Santos, Daniel Facciolo Pires, Ana Beatriz Gonzales Bittar Santos, Kamila Jardini Pedrosa, Edson Pereira Santos Neto, Matheus Paula Pereira , Rubens Pereira Santos , Gabriel Gonzales Cerqueira