Dados do Trabalho


Título

A GESTAO DA CULTURA ORGANIZACIONAL COMO ALAVANCA NA QUALIDADE DA PRESTAÇAO DE SERVIÇO: O CASO DE UMA CLINICA NEFROLOGICA

Introdução

Na atualidade, a sobrevivência das clínicas que atuam na área de Terapia Renal Substitutiva (TRS), dependem de sua cultura organizacional (CO), do conhecimento especializado em nefrologia, de aquisição de novas tecnologia, da necessidade de desenvolver um tratamento humanizado, além de um processo de gestão eficiente e integrado ao mundo globalizado. A CO de cada empresa consiste em fenômeno dinâmico resultante das interações entre os diversos agentes envolvidos, sendo moldada pelos valores estabelecidos pela liderança, resultando em conjunto de estruturas, rotinas, regras e normas que orientam e ou restringem o comportamento, influenciando diretamente o resultado da empresa.O objetivo deste trabalho é identificar a CO de uma Clínica de TRS, através da análise do Self organizacional, projetado sob a perspectiva dos colaboradores.

Material e Método

Durante o mês de maio de 2018 foi realizado uma pesquisa quali-quantitativa, utilizando questionário como instrumento de coleta de dados de CO (Rasera -2002 e metáforas de Morgan -1996) dos diferentes níveis de colaboradores de uma empresa de TRS no interior de SP.

Resultados

De um total de 50 colaboradores, 48(96,15%) responderam ao questionário, sendo dividido em três grupos: 1- Direção/Gestão e Administração; 2- Equipe de Apoio; 3-Enfermagem e Técnicos de Enfermagem. Com base na compilação dos dados, foi possível descrever a percepção dos colaboradores sobre a estrutura de valores e pressupostos que constituem a rotina da organização. Nos grupos 1 e 2 a principal imagem foi da Organicidade, apontando para um ambiente inovador, dinâmico e de relacionamento agradável, onde o clima de empatia favorece o desenvolvimento de uma estrutura interna que atende as necessidades do mercado externo. Já no grupo 3, que mais representa a atividade final desta Clínica, identificou-se igualmente as imagens de Mecanicismo, Organicidade, Cibernética e Fluxo de Transformação, onde é visualizado a interdependência entre todos os sistemas, o feedback valorizado para a correção de rumos e existência de padrões.

Discussão e Conclusões

A partir da análise destes dados de CO foi possível identificar como os diferentes níveis de colaboradores enxergam esta empresa, quais os valores que podem influenciar diretamente seu comportamento e resultado na execução do trabalho, permitindo programar estratégias que conciliem a excelência do atendimento ao paciente em TRS e uma melhor utilização dos recursos disponibilizados para este atendimento.

Palavras Chave

Comportamento Organizacional; Cultura Organizacional; Nefrologia.

Área

Multiprofissional: Outras áreas

Instituições

Clínica Nefrológica de Franca - São Paulo - Brasil, Uni-FACEF - São Paulo - Brasil

Autores

Paulo Silva Santos , Marinês Santana Justo Smith, Bárbara Fadel, Daniel Facciolo Pires, Ana Beatriz Gonzales Bittar Santos , Kamila Jardini Pedrosa