Dados do Trabalho


Título

SAUDE DOS RINS PARA TODOS: II CORRIDA E CAMINHADA DA CLINICA NEFROLOGICA DO INTERIOR DE SAO PAULO

Introdução

Criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), o dia Mundial do Rim é comemorado todo mês de março. Neste período, ações de conscientização sobre o aumento da incidência da Doença Renal Crônica (DRC) e a prevenção dos fatores de risco que predispõe seu aparecimento são ressaltadas. Neste contexto, a prática regular de atividade física de modo a atingir integralmente o indivíduo é de suma importância, para a prevenção e tratamento de doenças que tem como órgãos alvos os rins e os aparelhos cardiovascular e respiratório. Este estudo tem por objetivo caracterizar o perfil do público que participou da II Corrida e Caminhada para saúde dos rins, promovida pela Clínica Nefrológica do interior de São Paulo.

Material e Método

O evento contou com 250 inscritos e no dia em que o antecedeu, durante a entrega do Kit, os indivíduos responderam a um questionário para avaliação clínica e nutricional, na qual relataram os seguintes dados: idade, peso e estatura, prática de exercício físico, além de responderem questões sobre aspectos da DRC e receberem orientações sobre sua prevenção.

Resultados

Responderam ao questionário 138 (55%) inscritos, sendo 74(54%) sexo feminino e 64(46%) masculino, com idade de 42 anos ± 12. A classificação do estado nutricional de acordo com o Índice de Massa Corporal foi de 57% de eutrofia, 15% de sobrepeso, 1% de obesidade e 19% de subnutrição. Cerca de 22(16%) participantes estavam em tratamento farmacológico de Hipertensão Arterial Sistêmica(HAS) e 10(7%) de Diabetes Mellitus(DM). Na população entrevistada, 29(21%) apresentavam histórico familiar de DRC. Relataram desconhecer que HAS e DM são as duas principais causas da DRC 43(31%) participantes e 127(92%) relataram que a má alimentação e os maus hábitos podem levar ao comprometimento da função renal. Sobre o tabagismo, 9 (7%) relataram fumar entre um a três cigarros/dia. Dentre os que responderam ao questionário 112(81%) relataram a pratica da atividade física 4 vezes por semana.

Discussão e Conclusões

Desta forma, o perfil dos participantes deste evento de prevenção da DRC com caráter esportivo, são adultos jovens, predominantemente eutróficos, fisicamente ativos, com melhora no estilo de vida para o tratamento complementar de suas doenças crônicas (HAS e DM) e com bom entendimento sobre a etiologia da DRC. Logo, Campanhas como estas mostram-se como estratégias importantíssimas para abordar sedentarismo como fator de risco cardiovascular e na divulgação de hábitos saudáveis na prevenção da DRC.

Palavras Chave

Nefrologia; Doença Renal Crônica; Qualidade de Vida;

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

Clínica Nefrológica de Franca - São Paulo - Brasil, Uni-FACEF - São Paulo - Brasil, UNIFRAN - São Paulo - Brasil

Autores

Paulo Silva Santos, Daniel Facciolo Pires, Ana Beatriz Gonzales Bittar Santos , Edson Pereira Santos Neto, Fabiana Fadel Ribeiro , Ana Flávia Maniero Bertelli, Kamila Jardini Pedrosa, Gabriel Henrique Vieira Silva