Dados do Trabalho


Título

TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA EM PACIENTES INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Introdução

A Insuficiência Renal Aguda (IRA) é uma das complicações mais comuns em pacientes hospitalizados e sua incidência varia de acordo com a gravidade do paciente, correlacionando-se dentre outros fatores, com faixas etárias geriátricas, quadro infecciosos, pós-operatório, hipovolemia, uso de medicamentos nefrotóxicos, uso de contrastes em exames de imagem, iatrogenias e doenças pré-existentes (Diabetes Mellitus, Cardiopatias, Doença Hepática). O presente trabalho tem o objetivo de avaliar a incidência de pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que necessitaram de Terapia Renal Substitutiva (Hemodiálise (HD)).

Material e Método

Durante o período de janeiro a dezembro de 2018 foi realizado um estudo retrospectivo sobre os pacientes internados em UTI de um hospital particular no interior de SP que necessitaram de HD.

Resultados

De 366 pacientes internados neste período, 36(9,8%) necessitaram de HD, sendo 19 (52,8%) do sexo masculino e 17(47,2%) feminino, perfazendo 24(66,6%) pacientes com idade superior a 60 anos, com idade de 67,6 ± 17,6 e média de 4 sessões de HD por paciente. Dos pacientes que necessitaram de Terapia Renal Substitutiva, 22(61%) tinham antecedentes de Hipertensão Arterial; 17(47,2%) de Doença Renal Crônica, 14(38,8%) de Diabetes Mellitus e 7(19,4%) de Insuficiência Cardíaca. Todos possuíam sorologia negativa (HIV, HbsAg e anti-HCV). Neste grupo 13(36,1%) pacientes evoluíram para óbito.

Discussão e Conclusões

Neste estudo, a maioria dos pacientes internados na UTI que necessitaram de Terapia Renal Substitutiva (HD), estavam na faixa geriátrica e apresentavam fatores de risco para Doença Renal Crônica, além da patologia que motivou sua internação. A evolução para óbito foi elevada, enfatizando a gravidade relacionada a insuficiência renal aguda, além da necessidade de adequado controle dos fatores de risco de insuficiência renal (aguda e crônica) e do tratamento precoce e agressivo da insuficiência renal em pacientes internados em terapia intensiva.

Palavras Chave

Terapia Renal Substitutiva; Hemodiálise; Unidade de Terapia Intensiva

Área

Lesão Renal Aguda

Instituições

Hospital Regional de Franca - São Paulo - Brasil, Uni-FACEF - São Paulo - Brasil

Autores

Paulo Silva Santos , Daniel Facciolo Pires, Rubens Pereira Santos, Edson Pereira Santos Neto, Matheus Paula Santos, Lais Gomes Lúcio Marcelino, Gabriel Gonzales Cerqueira , Rafael Souza Soares