Dados do Trabalho


Título

CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO PACIENTE RENAL CRONICO EM USO DE ANTICOAGULANTE: RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

O processo de hemodiálise tem características peculiares em detrimento aos demais serviços de atenção à saúde. Nesse tipo de tratamento se faz necessário utilizar anticoagulante pelos riscos de coagulação do sistema e/ou perda do acesso vascular, sendo esse último uma das principais causas de morte relacionado a distúrbios trombóticos. Em razão disso, é indispensável que a anticoagulação durante o processo ,seja alvo de cuidados efetivos(DAUGIDAS,2013).Nesse contexto o enfermeiro tem papel fundamental na assistência prestada, identificando as necessidades individuais de cada paciente, garantindo uma qualidade de vida melhor.

Material e Método

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Realizado em uma clínica de hemodiálise na cidade de Cascavel, Ceará.

Resultados

A anticoagulação em hemodiálise se faz com heparina, o anticoagulante mais utilizado, isso para que o tratamento não seja comprometido de forma que prejudique diretamente o paciente. Diante desses aspectos a equipe preocupou-se em ter um cuidado especial, utilizando a Sistematização de Assistência de Enfermagem(SAE) , diariamente na rotina da equipe da seguinte forma . Existe um formulário com diagnósticos de enfermagem/Fatores de riscos/Planejamento da assistência de enfermagem, tendo um diagnóstico voltado para ,RISCOS DE SANGRAMENTO. A equipe preenche durante as sessões de diálise se o paciente se encaixa ou não nos tópicos descritos, tais como : se pressão arterial acima 180x120mmhg, uso de varfarina, pós imediato de implante cateter duplo lúmen, extração dentária , cirurgia recente ou imediata. Assim o planejamento da assistência de enfermagem é feito diante destes fatores de riscos . Além deste formulário existe também uma etiqueta na cor amarela, sinalizando , na folha de plano terapêutico, a mesma utilizada para registros das sessões , aqueles pacientes que além do uso da heparina, fazem uso de outro anticoagulante oral,como varfarina e ácido acetilsalicílico (AAS). O intuito dessa medida se da, para que a equipe esteja atenta em quanto a dosagem correta da heparina e/ou, caso o paciente necessite de algum procedimento cirúrgico, visando evitar dano e reduzir os eventos adversos.

Discussão e Conclusões

O papel do enfermeiro frente ao paciente renal cronico anticoagulado em hemodiálise tratamento é de extrema relevância para a eficácia da terapêutica. É necessário a busca constante pela implementação de novas estratégias técnicas, educativas e organizacionais a fim de promover um cuidado integral, seguro e eficiente.

Palavras Chave

enfermagem, hemodiálise,anticoagulante

Área

Multiprofissional: Enfermagem

Instituições

CLÍNICA DE DIÁLISE DE CASCAVEL - Ceará - Brasil

Autores

NAIR TEIXEIRA SERPA CARDOSO, LARISSA DE QUEIROZ SILVA , TAMYRES SOARES DE AMORIM, LAUDENICE MEDEIROS VIEIRA, ANA KELLY DE SOUSA FERREIRA, PRICILA IMACULADA DA SILVA MENDONÇA, NAIARA XAVIER GOMES, ANA PAULA DONADI, THALITA PRADO CLEMENTE NANTES, NATALICY FELIX FEITOSA