Dados do Trabalho


Título

LESAO RENAL AGUDA EM PACIENTES PEDIATRICOS NO POS-OPERATORIO DE CIRURGIA CARDIACA NO ESTADO DO AMAZONAS

Introdução

A lesão renal aguda (LRA) é uma importante complicação no pós-operatório de cirurgia cardíaca pediátrica, e está associada a um pior prognóstico, com taxas de mortalidade de 20 a 79% e necessidade de diálise de 1,1% a 1,4% no pós-operatório. A população pediátrica, quando comparada a adulta, tem menos comorbidades associadas, além disso, no cenário clínico do pós-operatório de cirurgia cardíaca, o momento e a duração do evento que pode levar a LRA são conhecidos, o que torna esta população ideal, e por isso, objeto de interesse de estudo no contexto da LRA e seus fatores de risco

Material e Método

Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo, no qual foram analisados prontuários de pacientes pediátricos submetidos a cirurgia cardíaca no Hospital Universitário Francisca Mendes, situado em Manaus, no estado do Amazonas, no período de setembro de 2014 a março de 2018. Foi utilizado o critério de AKIN modificado para diagnóstico de LRA e para determinar os fatores de risco para LRA e associação com desfechos clínicos foram utilizados regressões logística multivariável.

Resultados

Dados de 290 pacientes foram analisados havendo predomínio do sexo masculino (52%), média de idade de 3 anos e 3 meses, com DP 6,09 e média de peso de 11,6 quilos com DP 10,42. A maioria era portador de cardiopatia não cianogênica (72,73%) submetido a cirurgia na categoria 2 de RACHS (40,88%).A incidência de LRA foi 34,1 %, destes, 50 casos (50,5%) eram AKIN 1. Entre os pacientes que evoluíram com LRA, 17% realizaram diálise peritoneal. A taxa de mortalidade na população total do estudo foi de 8,6%, correspondendo a 25 óbitos no pós-operatório. Quando avaliado quanto a presença de LRA, dos 25 pacientes que evoluíram para óbito 18 (72%) apresentavam algum grau de LRA pelo AKIN.A LRA é reconhecida na literatura como importante comorbidade no pós-operatório de cirurgia cardíaca, responsável por aumento nas taxas de mortalidade e morbidade. No presente estudo a taxa de LRA foi 34,1%. Cardiopatia cianogênica, tempo de CEC, menor peso e escore inotrópico foram as variáveis com significância estatística.

Discussão e Conclusões

A LRA é reconhecida na literatura como importante comorbidade no pós-operatório de cirurgia cardíaca, responsável por aumento nas taxas de mortalidade e morbidade. No presente estudo a taxa de LRA foi 34,1%. Cardiopatia cianogênica, tempo de CEC, menor peso e escore inotrópico foram as variáveis com significância estatística.

Palavras Chave

1. Lesão Renal Aguda. 2. Cirurgia cardíaca. 3. Pediatria . 4. Terapia dialítica.

Área

Nefrologia pediátrica

Instituições

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - Amazonas - Brasil

Autores

MELINA CHA D´OLIVEIRA SAUNIER, PAULO HENRIQUE MANSO