Dados do Trabalho


Título

MENSURAÇAO DA AGUA, DA MASSA MAGRA E DA GORDURA CORPORAL POR BIOIMPEDANCIA ESPECTROSCOPICA EM PACIENTES COM SINDROME NEFROTICA

Introdução

A bioimpedância espectroscópica (BIS) é um método não invasivo, de fácil e rápida execução e praticamente sem riscos que é utilizada para medir alguns componentes da composição corporal. A síndrome nefrótica apresenta intensas e rápidas modificações principalmente da água corporal e da massa magra. Apesar das facilidades da BIS, esta tem sido pouco utilizada na síndrome nefrótica.
Objetivo: Avaliar alterações de componentes da composição corporal medidas pela BIS em pacientes com síndrome nefrótica.

Material e Método

Pacientes com síndrome nefrótica foram avaliados prospectivamente na ocasião da biópsia renal e no desfecho com ou sem remissão do edema pela BIS.

Resultados

Foram estudados 17 pacientes (idade: 51,1 + 17,4 anos) com síndrome nefrótica. Destes, dez obtiveram remissão do edema (grupo R). Em sete pacientes o edema e a síndrome nefrótica permaneceram presentes (grupo SR). Todos os pacientes receberam diurético em algum momento do curso. O número de dias entre as duas avaliações foi de 98,5 ± 57,9 dias (mediana: 119 dias; variação: 15 a 188 dias) no grupo R, e de 57,1 ± 23,2 dias (mediana: 58; variação: 23 a 85 dias) no grupo SR, sem diferença estatisticamente significante. A sobrecarga hídrica variou de -5,4 (-8,5; -1,8) no grupo R e de 0,0 (-1,1; 1,2) no grupo SR (p < 0,05), a água corporal total variou de -4,75 (-10,20; -2,50) e de 4,80 (-1,30; 6,10) nos grupos R e SR, respectivamente (p < 0,05), e a água extracelular variou de -5,90 (-10,10; -0,42) e de 1,20 (-0,80; 2,70) nos mesmos grupos (p < 0,05). Não houve diferença estatisticamente significante na variação entre as duas avaliações nos grupos R e SR para a água intracelular, massa de tecido magro, massa de tecido adiposo, massa gorda total e massa celular corporal. A variação do ângulo de fase entre as avaliações foi de 1,55 (0,41; 2,24) no grupo R e 0,10 (-0,28; 0,46) no grupo SR (p < 0,05). Houve correlação estatisticamente significante entre cada variável definidora da síndrome nefrótica (peso corporal, proteinúria e albumina sérica) versus ângulo de fase e medidas associadas à água corporal, à exceção da água intracelular, e tampouco versus as demais medidas de composição corporal obtidas pela BIS.

Discussão e Conclusões

A BIS mostrou-se adequada em detectar mudanças da relacionadas ao ângulo de fase e à água corporal em pacientes com síndrome nefrótica, à exceção da água intracelular. Todavia, este método não foi eficiente em identificar modificações relacionadas à massa magra e à gordura corporal nessa síndrome.

Palavras Chave

bioimpedância espectroscópica, síndrome nefrótica, composição corporal, água corporal, proteinúria, albumina sérica

Área

Doenças do Glomérulo

Instituições

Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto-USP - São Paulo - Brasil, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP - São Paulo - Brasil

Autores

Aline Scharr Rodrigues, Dalmo Roberto Lopes Machado, Eduardo Barbosa Coelho, Lázaro Bruno Borges Silva, Márcio Dantas