Dados do Trabalho


Título

DESEMPENHO DOS BIOMARCADORES URINÁRIOS N-GAL E KIM-1 PARA INJÚRIA RENAL AGUDA NO PÓS-OPERATÓRIO DE GRANDES CIRURGIAS ABDOMINAIS ELETIVAS NÃO VASCULARES.

Introdução

O papel dos biomarcadores urinários (uBMs) no desfecho de pacientes com IRA permanece indeterminado.Entre os biomarcadores que se destacaram até o momento estão: a Cistatina C, que é tanto marcador de filtração glomerular como de lesão tubular, o “neutrophil gelatinase-associated lipocalin” (NGAL) e o “kidney injury molecule 1” (KIM-1), que são marcadores de lesão celular tubular. O objetivo deste estudo foi avaliar o papel dos biomarcadores NGAL e KIM-1 nos desfechos de pacientes submetidos a grandes cirurgias abdominais eletivas não vasculares.

Material e Método

Duzentos de vinte e cinco pacientes com função renal pré-operatória estável foram avaliados prospectivamente no pré-operatório, na admissão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)I e até o sétimo dia de internação. A creatinina sérica (CrS - mg/dL) foi medida antes da cirurgia e uma vez por dia até o sétimo dia ou alta da UTI. A IRA foi diagnosticada pelo critério KDIGO usando CrS e/ou volume urinário (VU). NGAL e KIM-1 foram medidos através do método Luminex x-MAP. Amostras de urina foram coletadas antes da cirurgia (basal); na chegada na UTI e 12 horas após admissão na UTI. O valor do quinto quintil foi considerado positivo para uBMs. Os dados são apresentados como média ± DP, mediana (primeiro e quarto quartis) ou frequências. A significância estatística foi p<0,05.

Resultados

Os tipos de cirurgia mais frequentes foram: hepatectomia, gastroplastia redutora, gastrectomia, hepatectomia + colecistectomia, gastroduodenopancreatectomia e adrenalectomia.

Dos 225 pacientes avaliados, 126 (56%) desenvolveram IRA (critérios CrS e/ou VU).

Os pacientes com IRA foram mais velhos 57,6 ± 1,2 vs. 50,8 ± 1,6 (p = 0,0007).

A mortalidade no grupo IRA foi de 10,3% vs. 2,0 % no não-IRA (p=0,0149).

KIM 1 e NGAL elevados se associaram significativamente a maior tempo de internação no hospital e na UTI.

Discussão e Conclusões

A elevação de KIM 1 e NGAL urinários no pós-operatório de grandes cirurgias abdominais eletivas não vasculares se associou a maior tempo de internação hospitalar e na UTI, mesmo sem diagnóstico de IRA por elevação da Creatinina sérica (CrS).

Palavras Chave

Injúria Renal Aguda, Biomarcadores urinários, Cirurgias abdominais, Desfechos

Área

Lesão Renal Aguda

Instituições

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

GRAZIELA RAMOS BARBOSA DE SOUZA, GLAUCIA RIU, Lia Junqueira Marçal, LUIS YU, Leila Antonangelo, Emmanuel DE Almeida Burdmann