Dados do Trabalho


Título

ANALISE CRITICA DE UM PROGRAMA DE ENSINO DE IMPLANTE DE CATETERES DE HEMODIALISE TUNELIZADOS, SEM FLUOROSCOPIA.

Introdução

O implante por nefrologistas de cateteres tunelizados para hemodiálise sem o auxílio de fluoroscopia representa uma tendência mundial. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de um programa de ensino deste método para residentes em nefrologia.

Material e Método

Estudo observacional e prospectivo, com análise retrospectiva de implantes de cateteres de hemodiálise tunelizados de novembro de 2016 a dezembro de 2018, em regime ambulatorial, sem necessidade de internação hospitalar. Todos os cateteres implantados na veia jugular direita foram convertidos a partir de cateteres não tunelizados. Todos os procedimentos foram monitorados pelo mesmo nefrologista com treinamento no método. Em geral, dois nefrologistas em treinamento realizaram um implante por vez. Foi realizada também uma comparação dos custos dos primeiros 38 cateteres da coorte implantada por nefrologistas em treinamento com 12 implantes realizados no mesmo período pela equipe de Cirurgia Vascular, com internação e fluoroscopia. Foram avaliadas as médias das seguintes variáveis: custo horário do centro cirúrgico, custo da internação na enfermaria e custo das horas trabalhadas (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e equipe administrativa). Os valores foram convertidos para o dólar norte-americano na relação de 3,19 para o ano de 2017 e 3,37 para o ano de 2018. A análise estatística foi realizada com o software IBM SPSS 23.0.

Resultados

No período, foram realizados 127 implantes em 127 pacientes, 103 (81,1%) na veia jugular direita e 24 (19,9%) nas veias femorais. Os homens constituíram 63% da coorte e 53% tinham diabetes. A mediana de idade foi de 66 anos (IQR: 58-72). O tempo médio de implante do cateter foi de 30 minutos (IQR: 25-50). Não houve angulação no trajeto subcutâneo em nenhum dos casos pela avaliação radiográfica. A extremidade dos cateteres implantados na veia jugular direita estava localizada na imagem radiográfica do quarto espaço intercostal em 3,9% dos casos, na imagem radiográfica da quinta costela anterior em 83% e abaixo da imagem radiográfica da quinta costela anterior em 3,1%. Todos os cateteres forneceram fluxo sanguíneo superior a 300 ml / min. Houve 3 casos com complicações: hipotensão com hospitalização, sangramento de túnel relacionado a trombocitopenia não diagnosticada e um caso de infecção de túnel relacionada ao implante.

Discussão e Conclusões

O ensino da técnica de implante de cateteres tunelizados para nefrologistas em treinamento é efetiva e segura, além de estar associada a menor custo.

Palavras Chave

Acesso vascular para hemodialise, cateter tunelizado para hemodialise, nefrointervencionismo

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo - IAMSPE - São Paulo - Brasil

Autores

Mauro Sergio Martins Marrocos, Muna Badaoui, Raphael Rebello Santos, Aline Rodrigues de Assis, Aline Alves de Deus, Rosemary Alves de Lima, Sandra Maria Rodrigues Laranja