Dados do Trabalho


Título

USO DO RITUXIMABE NO TRATAMENTO DE GESF RECORRENTE NO TRANSPLANTE RENAL: RELATO DE CASOS

Introdução

Cerca de 30% dos pacientes transplantados de rim (TxR) por glomeruloesclerose segmentar e focal (GESF) apresentam recorrência, sendo o tratamento de primeira linha com plasmaferese (PF), corticoide (CS) e inibidores de calcineurina (multimodal). Alguns pacientes tornam-se PF ou CS dependentes. O Rituxmab (RTX) é considerado droga alternativa para o seu tratamento. O objetivo deste trabalho é relatar dois casos de pacientes TxR que utilizaram RTX para tratamento de pacientes com GESF PF e CS dependentes após o TxR.

Material e Método

Relato de caso. O RTX foi utilizado em 2 doses de 375 mg/m2 para resgaste e desmame do CS ou da PF em GESF recorrente após o TxR.

Resultados

Caso 1: mulher, 52 anos, DRC dialítica desde 2010, submetida a TxR em 2016, evoluindo com síndrome nefrótica (SN) na quarta semana após o TxR. Biópsia renal: GESF. Iniciou altas doses de prednisona e Ciclosporina, com remissão, mas apresentou recorrência após tentativa de desmame do CS. Optou-se por aumento do CS e conversão da CsA para Tracrolimo. Durante segunda tentativa de desmame do CS, houve nova recorrência da SN, sendo tratada com RTX. Manteve-se em remissão até o presente momento (dois anos pós TxR): proteinúria indetectável e Creatinina= 1,0 mg/dL. Caso 2: homem, 43 anos, DRC dialítica em 2002, submetido a TxR em 2002, com perda precoce por recorrência. Em 2014 submetido a novo TxR, com nova recorrência precoce. Realizado tratamento multimodal, evoluindo com boa resposta, entretanto nas tentativas de desmame de PF (2 ao total) ou de CS (3 ao total) apresentou recorrência da SN. Três anos após o TxR optou-se por resgate com RTX, havendo resposta persistente, sem novas remissões. Cinco meses após o tratamento: lesão expansiva supra patelar à direita, diagnosticado granuloma por Micobaterium avium, tratado com Rifampicina + Etambutol + Azitromicina por 8 meses, com resposta satisfatória. Não houve recorrência da SN permanecendo com proteinúria < 1g/24horas e creatinina 1,3 mg/dL.

Discussão e Conclusões

A recorrência GESF após o TxR deve com esquema multimodal, mas alguns pacientes evoluem com dependência de PF e CS. O RTX tem surgido como alternativa para o tratamento destes pacientes, por causar estabilização de citoesqueleto de podócitos. Diante do bom resultado obtido com o uso do RTX no tratamento dos dois pacientes relatados, este relato contribui para encorajar o uso do RTX como droga alternativa ao tratamento com CS na GESF recorrente em pacientes TxR.

Palavras Chave

RITUXIMABE; GESF; TRANSPLANTE RENAL

Área

Doenças do Glomérulo

Instituições

HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN - São Paulo - Brasil, HOSPITAL MUNICIPAL VILA SANTA CATARINA - São Paulo - Brasil

Autores

CASSIO RAFAEL MOREIRA ALBINO, MARIA CLARA DE ABREU AMARAL, ANA KLEYCE CORREIA ROCHA, LUCIO R REQUIÃO MOURA, Alvaro Pacheco-Silva