Dados do Trabalho


Título

COMPROMETIMENTO COGNITIVO DE IDOSOS EM TRATAMENTO DIALITICO

Introdução

O comprometimento cognitivo ocorre frequentemente em pacientes em tratamento dialítico, visto que estes mesmos possuem muitos fatores que podem afetar a cognição. Assim, este estudo tem como objetivo estimar a prevalência do comprometimento cognitivo em idosos em diálise, associando-a com variáveis sociodemográficas e clínicas, além de compará-las entre os métodos dialíticos.

Material e Método

Estudo prospectivo, observacional, fase única. A avaliação consistiu no preenchimento de um protocolo com as variáveis sociodemográficas e aplicação dos instrumentos: Mini-Exame do Estado Mental, Teste de Fluência Verbal, Inventário de Ansiedade Traço-Estado e Escala de Depressão Geriátrica.

Resultados

Participaram deste estudo 100 idosos assistidos na Unidade de Diálise – HCFMB. A taxa de prevalência do comprometimento cognitivo nesses pacientes foi de 23%, com predomínio significativo entre aqueles em hemodiálise. Foram verificados sintomas depressivos em 24% destes, enquanto 12% apresentaram sintomas de ansiedade-estado e 40% ansiedade-traço. Na regressão logística, pacientes com mais idade e nefropatia diabética, tinham maior risco de apresentar comprometimento cognitivo. Na regressão linear, o comprometimento cognitivo apresentou correlação negativa entre idade e desempenho na avaliação cognitiva, isto é, quanto maior a idade menor foi o desempenho cognitivo segundo avaliação do MEEM.

Discussão e Conclusões

É consenso entre os estudos que há risco aumentado para comprometimento cognitivo em pacientes que estão em hemodiálise cuja taxa de prevalência pode ser até três vezes mais do que em pessoas saudáveis, principalmente naqueles com 55 anos ou mais. É fato que esses pacientes costumam apresentar pior desempenho nos testes cognitivos provavelmente em decorrência do maior número de co-morbidades presentes, tal como a diabetes. No entanto, verificou-se divergência entre os estudos ao relatarem sobre a prevalência do comprometimento cognitivo entre os métodos dialíticos. É frequente a prevalência do comprometimento cognitivo em pacientes dialíticos, especialmente em idosos. Recomenda-se que essa população seja submetida às avaliações cognitivas periódicas, favorecendo medidas de intervenção da equipe de saúde.

Palavras Chave

Diálise. Idosos. Cognição.

Área

Multiprofissional: Outras áreas

Instituições

Hospital das Clínicas de Botucatu - São Paulo - Brasil

Autores

Thainá Dejavite Previatto Altran, Cristiane Lara Mendes Chiloff, Fernanda Maria Vernini, Yasmin Fernandes