Dados do Trabalho


Título

ESTUDO DE QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRONICA EM FASE PRE-DIALITICA

Introdução

A doença renal crônica (DRC) é uma síndrome clínica, caracterizada pela perda lenta e progressiva das funções renais. O tratamento ideal da DRC implica em diagnóstico precoce, encaminhamento para tratamento nefrológico e implementação de medidas para preservar a função renal. O tratamento pré-dialítico/conservador consiste no conjunto de medidas e ações que diminuem o ritmo da progressão da doença. O presente estudo avaliou a qualidade de vida (QV) de pacientes com DRC em tratamento pré-dialítico e associações com variáveis sociodemográficas e psicossociais.

Material e Método

Trata-se de um estudo transversal, observacional, de fase única, onde foram avaliados 54 pacientes que realizavam acompanhamento ambulatorial na Unidade de Diálise do Hospital das Clínicas da FMB. Os instrumentos utilizados foram: Mini Exame do Estado Mental, Inventário de Depressão de Beck e The Medical OutcomesStudy (SF36).

Resultados

Verificou-se que 70% dos indivíduos eram homens com idade média de 59 anos, predominando pacientes adultos entre 24-59 anos (48%). A maioria dos pacientes tinha em média 13 a 24 meses de tratamento e 27% mudaram de método durante a pesquisa. Os aspectos Físicos foi o domínio da QV com maior prejuízo (50%). Em ambos os sexos há comprometimento da QV nos seguintes domínios: Capacidade Funcional, Aspectos Físicos, Dor e Aspectos Emocionais. Comparando segundo sexo, foi observado médias menores de QV no sexo feminino, além disso, observou-se predomínio de sintomas depressivos em mulheres (31%). Na regressão linear múltipla utilizando como desfecho domínios do SF-36, constataram-se prejuízos na QV quando correlacionados à: Sintomas Depressivos, Idade, Comprometimento Cognitivo e Taxas de Ureia e Creatinina.

Discussão e Conclusões

A comparação entre sexo masculino e feminino mostrou diferença na média de QV, havendo maior prejuízo na QV das mulheres. A QV do paciente com DRC em tratamento pré-dialítico é afetada a partir da percepção que o sujeito tem de seu adoecimento. Neste sentido, a QV geralmente tem um conceito baixo nesses pacientes, devido a crise de conviver com uma doença que ocasiona diversas mudanças emocionais, físicas e sociais. Compreendeu-se que as mudanças no estilo de vida dos pacientes com DRC, repercutem negativamente na QV. Portanto, é de extrema importância a atuação da equipe multidisciplinar que pode contribuir neste processo de mudança, facilitando a promoção ou a manutenção da QV nessa população.

Palavras Chave

Doença Renal Crônica. Qualidade de Vida. Tratamento Pré-Dialítico.

Área

Multiprofissional: Outras áreas

Instituições

Universidade Estadual Paulista - São Paulo - Brasil

Autores

Yasmin Fernandes, Cristiane Lara Mendes Chiloff, Fernanda Maria Vernini, Thaina Dejavite Previatto