Dados do Trabalho


Título

ANALISE DA ADESAO A TERAPIA FARMACOLOGICA NA DOENÇA RENAL CRONICA

Introdução

A Doença Renal Crônica (DRC) caracteriza-se pelo decréscimo contínuo e irreversível da função renal, por um período igual ou superior a três meses, podendo progredir sem sinais importantes por um longo período. Há fatores que interferem na adesão ao tratamento farmacológico de pacientes com DRC, como a quantidade de medicamentos prescritos, as reações adversas, a falta de conhecimento sobre indicação e efeito, assim como o uso inadequado do fármaco.

Material e Método

Estudo transversal e analítico, realizado com 120 pacientes renais em tratamento de hemodiálise em uma Unidade de Terapia Renal Substitutiva situada em Maracanaú-Ce, no período de março a maio de 2018. Os dados foram coletados a partir de instrumento de coleta do tipo checklist elaborado pelas pesquisadoras baseado em literatura pertinente, que continha questões acerca de dados sociodemográficos e clínicos.

Resultados

Participaram da pesquisa 120 pacientes sendo 74(61,67%) do sexo masculino, 34(28,33%) na faixa etária de 51 a 60 anos de idade, 29(24,17%) tem entre 5 a 9 anos de tratamento dialítico, 56( 45,83%) com ensino fundamental incompleto e renda familiar mensal de um salário mínimo 85(70,83%). Destes pacientes 120(100%) fazem uso de medicamentos diários em casa. No entanto 78(65%) dos pacientes fazem uso regular dos medicamentos que são prescritos e 87(72,50%) receberam orientação sobre o uso dos medicamentos. E 81(67,50%) receberam a orientação sobre a finalidade do medicamento prescrito e mesmo assim somente 64(53,33%) conhecem apenas a finalidade de alguns medicamentos e 60,83% já interromperam o uso de algum medicamento por conta própria.

Discussão e Conclusões

A maioria dos pacientes fazem uso regular dos medicamentos que são prescritos e referem que receberam orientação sobre o uso dos medicamentos e sua finalidade, e mesmo assim não desconhecem a função alguns medicamentos prescritos. A polifarmácia poderá favorecer para a falta de adesão, além da incompreensão acerca da finalidade dos medicamentos. O nível de escolaridade é um fator fundamental, pois interfere de forma direta no entendimento das orientações recebidas. O enfermeiro possui importante atuação fornecendo orientações de educação em saúde aos pacientes, podendo desenvolver estratégias educativas para favorecer a sensibilização deste em relação ao tratamento e adesão. O paciente com DRC deve estar sempre envolvido nas estratégias educativas para a sua sensibilização da importância da adesão ao tratamento.

Palavras Chave

Enfermagem. Doença Renal Cronica. Cooperação do Paciente. Adesão à Medicação.

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

Davita UTR Serviços de Nefrologia LTDA - Ceará - Brasil, Prontorim LTDA - Ceará - Brasil, Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Ceará - Brasil

Autores

Ieda Mara Lima Rangel, Francisco Thiago Santos Salmito, Myckaelly Dieb Rodrigues, Debora Valente da Silva , Sonia Maria Holanda Almeida Araújo , Claudia Maria Marinho de Almeida Franco, Danielle Lima Pinto, Vanessa Graça Gondim