Dados do Trabalho


Título

DISSECÇAO DE ARTERIAS VERTEBRAIS E RENAL INDUZIDA POR COCAINA: UMA CAUSA INCOMUM DE HIPERTENSAO SECUNDARIA;

Introdução

O uso de cocaína é um problema mundialmente reconhecido, com grande impacto socioeconômico e na saúde da sociedade como um todo. Neste trabalho, relatamos caso que evoluiu com dissecção de artérias vertebrais e renal direita após uso de cocaína, primeiro do tipo na literatura.

Material e Método

Revisão de prontuário

Resultados

Homem, 36 anos, procura emergência por dor em região cervical há 7 dias, refratária a analgésicos. Refere que a dor é à direita, de forte intensidade, que piora à rotação do pescoço e apresenta irradiação para região temporal do mesmo lado. À entrada encontrava-se hipertenso. Ao exame físico relatava dor à palpação de região temporal.
Negava comorbidades prévias, porém ao ser questionado, referiu uso de cocaína, em frequência pelo menos semanal, e que havia feito uso na noite anterior ao início dos sintomas.
Levando em consideração o quadro de cefaleia de apresentação nova, fez angiotomografia onde foram achadas alterações compatíveis com dissecção arterial recente de artéria vertebral direita, confirmada em angioressonância.
O paciente foi medicado com antiagregação dupla e antihipertensivos, recebendo alta hospitalar para acompanhamento ambulatorial. Porém, 5 dias após a alta, o paciente retorna por quadro de crise hipertensiva, sendo internado para nova avaliação.
Na pesquisa de causas secundárias de hipertensão, um ultrassom doppler de artérias renais evidenciou provável estenose de artéria renal direita. Uma angiorressonância magnética de artérias renais confirmou dissecção do mesmo vaso. O paciente foi submetido a arteriografia por abordagem percutânea pela artéria femoral direita, com implante de stent autoexpansível em artéria renal direita. No seguimento ambulatorial, o paciente teve melhora dos níveis pressóricos, ficando livre de medicações anti-hipertensivas.

Discussão e Conclusões

Na literatura só há um relato de caso correlacionando dissecção de artéria renal ao uso de cocaína, e nenhum com apresentação concomitante de dissecção no leito arterial vertebral e renal. Provavelmente, a escassez de relatos é consequência de múltiplos fatores, como a dificuldade no diagnóstico devido quadro clínico inespecífico, difícil correlação causal com o uso da cocaína e falta de consideração dessa hipótese diagnóstica.
O paciente se apresentou com hipertensão arterial resistente, o que levou à investigação de causas de hipertensão secundária, com diagnóstico de estenose de artéria renal secundário à dissecção induzida pela cocaína. Neste caso, o tratamento proposto curou o paciente.

Palavras Chave

Dissecção de artéria renal; dissecção de artéria vertebral; cocaína; hipertensão secundária;

Área

Hipertensão

Instituições

HIAE - São Paulo - Brasil, UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

Wallace Stwart Carvalho Padilha, Brenno de Sousa Andrade, Marcelo Costa Batista