Dados do Trabalho


Título

Clube da leitura, um panorama dos pacientes leitores portadores de insuficiência renal crônica, submetidos à programa de hemodiálise numa unidade satélite de São Paulo

Introdução

O serviço de psicologia trabalha além dos aspectos emocionais, a manutenção da qualidade de vida. Uma das principais ferramentas para melhorar qualidade de vida é ocupar o tempo de forma produtiva e prazerosa. É possível encontrar na leitura uma forma saudável de enfrentamento da doença renal crônica. Contribuir para ocupação de tempo produtivo e aspectos terapêuticos que a leitura pode proporcionar, facilitando a adesão ao tratamento dialítico e manutenção do vínculo paciente e equipe. Este trabalho mostra o panorama dos pacientes leitores em nossa clínica.

Material e Método

A leitura pode ser uma ferramenta poderosa e útil. Para tanto implantamos na nossa clínica o Clube da Leitura CPN. Através de doações de livros, montamos uma biblioteca que está à disposição dos pacientes, seus familiares e funcionários da clínica. Esta biblioteca conta com mais de 300 exemplares entre livros, revistas e gibis. O Clube da Leitura empresta estes exemplares por 20 dias e podendo ser renovado o empréstimo por mais dez dias. Estes prazos são flexíveis.

Resultados

A biblioteca é coordenada e administrada pelo exclusivamente pelo serviço de psicologia. Desde sua implantação tivemos um total de 880 empréstimos de livros (temos também empréstimos de revistas, gibis e audiolivros para paciente com baixa visão, mas que não entraram neste estudo). Temos em tratamento 271 pacientes (229 pacientes em hemodiálise e 42 peritoneal) atendidos principalmente através do SUS (Sistema Único de Saúde) e também por convênios particulares. Atualmente temos 32 (14%) pacientes leitores no nosso clube da leitura, 30 em programa de hemodiálise 02 em diálise peritoneal (excluímos deste estudo os cuidadores e funcionários, também nossos leitores). Os gêneros literários (em livros) mais retirados foram: romances, biografias, crônicas e suspense. A população destes pacientes leitores avaliados é composta de 26 (81%) pacientes do sexo feminino e 6 (19%) do sexo masculino. 20 (88%) pacientes têm mais de quarenta anos de idade. 22 (69%) pacientes são casados. 18 (56%) cursaram o ensino fundamental. 04 (13%) trabalham atualmente.

Discussão e Conclusões

Os pacientes leitores afirmam perceber melhora na qualidade de vida com a introdução (ou manutenção) de uma rotina de leitura. Em funcionamento desde agosto de 2014 a nossa biblioteca é motivo de orgulho e sucesso. É requisitada entre nossos pacientes, embora o número de participantes ainda seja relativamente pequeno. Foram emprestados 880 livros.

Palavras Chave

psicologia, leitura, terapia, nefrologia

Área

Multiprofissional: Outras áreas

Instituições

Clínica Paulista de Nefrologia, Diálise e Transplante - Grupo Unica - São Paulo - Brasil

Autores

Claudia Marini Leonardi, Paula Santos Freire, Ademilson Fabio Arcanjo, Claudio Santiago Melaragno, Paulo Sergio Luconi