Dados do Trabalho


Título

CONCENTRAÇAO DE HEMOGLOBINA DE 6 MESES APOS O TRANSPLANTE E UM PREDITOR INDEPENDENTE DE MORTALIDADE EM SEGUIMENTO DE PACIENTES QUE RECEBERAM RIM DE DOADOR FALECIDO

Introdução

A anemia pode resultar em consequências biológicas deletérias em pacientes transplantados renais. Estes podem incluir maior morbidade e menor sobrevida do enxerto renal, como também do paciente.
Objetivo: avaliar a associação entre a anemia após 6 meses em transplante renal nos receptores de doadores falecidos com a mortalidade.

Material e Método

Avaliamos e realizamos o acompanhamento de 255 pacientes transplantados renais de doadores falecidos no Hospital do Rim- UNIFESP por 10 anos (2008-2018). Avaliamos dados demográficos, creatinina dos doadores e dos receptores. Analisamos a concentração de hemoglobina (Hb) em 6 meses após o transplante renal, do tempo de isquemia fria (TIF), funcionamento retardado do enxerto (DGF) e o desfecho mortalidade. Definimos anemia com Hb < 13 g/dL para homens e Hb < 12 g/dL para mulheres. Comparamos 2 grupos Mortalidade e não-Mortalidade. Realizamos regressão logística binária utilizando mortalidade como variável resposta após as comparações.

Resultados

Observamos que 48 pacientes evoluíram com mortalidade. 38 pacientes tiveram infecção como causa principal do óbito; 6 pacientes tiveram doença cardiovascular como a principal causa e 2 morreram de causa desconhecida. Observamos tempo de mortalidade de 3,2+0,3 anos após o transplante. Os pacientes do grupo com mortalidade eram mais velhos (52 + 10, 47 + 12; p=0.02). A concentração de Hb foi menor no grupo mortalidade (9,9 + 1,23; 1,3+2,2h; p=0.01). Houve 14 pacientes que evoluíram com mortalidade e que tiveram pelo menos 1 episódio de rejeição no período de seguimento (29,2%; p=0,03). A concentração de Hb após 6 meses de transplante (OR= 0.779, IC 95% 0,659-0,921; p = 0,03) e a idade do paciente (OR= 1.049, IC 95% 1,016-1,083; p = 0,04) foram preditores independentes da mortalidade.

Discussão e Conclusões

Encontramos que a concentração de Hb do receptor em 6 meses após o transplante e a idade do paciente em receptores de transplante renal de doador falecido foram preditores independentes para mortalidade.

Palavras Chave

Transplante renal, anemia, mortalidade

Área

Transplante

Instituições

EPM - UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

Giovanna Melanie Zavadzki, Letícia Carolina Andrade Martins Albeny, Carolina Azze Franco, Beatriz Oliveira Moura, Daniela Mendes Chiloff, Felipe Kenzo Yadoya Santos, Caio Cesar Bovo Delfino, José Osmar Medina, Cláudia Rosso, Miguel Angelo Goes