Dados do Trabalho
Título
DESCRIÇAO DO PROTOCOLO DE PERCEPÇAO DO ENFERMEIRO SOB A ADESAO MEDICAMENTOSA DO PACIENTE TRANSPLANTADO RENAL NO AMBULATORIO DE POS-TRANSPLANTE DO HOSPITAL DO RIM
Introdução
O transplante renal (Tx) proporciona melhor qualidade de vida, mas são necessárias adaptações de vida e acompanhamento em consultas.(1,2) O tratamento é comportamental, sendo o autocuidado essencial para melhores condições de saúde. É necessário que os profissionais elaborem ações educativas e o enfermeiro é fundamental para realizar essa atividade, pois cabe a ele dialogar sobre as necessidades do indivíduo.(3-5)
O objetivo desse trabalho é descrever o Protocolo que os enfermeiros do ambulatório Pós Tx do Hospital do Rim (Hrim) elaboraram para avaliar o grau de adesão medicamentosa.
Material e Método
Trata-se de um estudo observacional, descritivo, transversal com abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida no Hrim.(7)
Resultados
Para o paciente ser classificado como BOM ele precisa apresentar boa compreensão da funcionalidade, dose e frequência dos medicamentos (tríade), apresentar cartelas e diário medicamentoso preenchido. O classificado como REGULAR ou apresenta regular compreensão da tríade mas apresenta cartelas e diário medicamentoso preenchido, ou apresenta boa compreensão da tríade mas não apresenta cartelas ou diário medicamentoso preenchido. O classificado como RUIM ou apresenta ruim compreensão da tríade, mas apresenta cartelas e diário medicamentoso preenchido, ou apresenta boa compreensão da tríade mas não apresenta cartelas e diário medicamentoso preenchido.
O paciente é considerado aderente pela percepção do enfermeiro se classificado como bom, ao ser classificado como regular ou ruim ele é considerado mal aderente.
Discussão e Conclusões
O Protocolo visa diminuir a subjetividade entre a percepção dos enfermeiros e garantir uma alta da consulta de enfermagem de forma segura ou identificar os pacientes que necessitam de maior atenção do enfermeiro.
Palavras Chave
adesão medicamentosa
transplantado renal
Hospital do Rim
Área
Multiprofissional: Enfermagem
Instituições
Hospital do Rim - São Paulo - Brasil
Autores
Catia Cristini Barbosa, Sofia Palagi, Poliana Pedroso Lasanha, Cintia Ribeiro Mendonça Carette, Camila Silva Martins, Marcella Murata, Marina Pontello Cristelli, Renato Demarchi Foresto, Jose Medina Pestana