Dados do Trabalho
Título
INCIDENCIA DE INFEÇAO DO TRATO URINARIO ASSOCIADO A CATETER VESICAL DE DEMORA NA UTI EM UM HOSPITAL DE TRANSPLANTE RENAL APOS IMPLANTAÇAO DE PROTOCOLO CLINICO
Introdução
As altas taxas de infecção tem sido um grande problema no Brasil, principalmente, em hospitais públicos. A infecção do trato urinário (ITU) associado a cateter vesical de demora (CVD) é uma das causas mais prevalente de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) sendo responsável por 35-45% dessas infecções, havendo uma ampla potencialidade preventiva. Este estudo teve o objetivo de analisar a incidência de ITU após implantação de um protocolo clínico para prevenção de Itu associado à CVD.
Material e Método
Estudo retrospectivo, transversal, descritivo e qualitativo, realizado na Unidade de Terapia Intensiva em um centro de referência em Transplante Renal em São Paulo, analisou a incidência de ITU do ano de 2017 e comparamos com o ano de 2018, no qual foi aplicado o protocolo clínico para prevenção de ITU. O protocolo clínico foi baseado nas Medidas de Prevenção de IRAS da ANVISA e da PROADI SUS/IHI.
Resultados
No ano de 2017 tivemos uma incidência de ITU associado à CVD de 2,30 casos por 1000 cateteres-dia. Já em 2018 após aplicação do protocolo clínico de prevenção tivemos uma incidência de 1,28 casos por 1000 cateteres-dia. Evidenciamos uma redução de 45% das infecções do trato urinário.
Discussão e Conclusões
O conceito de mudança de maior adesão do protocolo clínico foi à indicação correta do cateter vesical de demora e a prontidão em remoção do dispositivo caso não haja mais critérios para sua utilização. O uso de protocolo é fundamental para a padronização dos procedimentos na prática clínica e, sobretudo redução e controle das infecções hospitalares, e de grande importância para diminuição das bactérias multirresistentes e uso de antibióticos.
Palavras Chave
Infeção do trato urinário
cateter vesical
transplante renal
Área
Multiprofissional: Enfermagem
Instituições
Hospital do Rim - São Paulo - Brasil
Autores
Luana Regia Oliveira Calegari Mota, Francisco Rafael Oliveira, Renato Demarchi Foresto, Gisele Treddente labanca Morishita, Jose Medina Pestana