Dados do Trabalho
Título
MORSE FALL SCALE: PERFIL DOS PACIENTES EM HEMODIALISE QUANTO AO RISCO DE QUEDA.
Introdução
A morbimortalidade do paciente renal crônico em hemodiálise é elevada, sendo o evento queda um fator contribuinte para esse quadro. Estudos apontam que quedas de pacientes produzem danos em 30% a 50% dos casos, sendo que 6% a 44% desses pacientes sofrem danos de natureza grave, como fraturas, hematomas subdurais e sangramentos, que podem levar ao óbito. Nessa perspectiva, o estudo tem como objetivo descrever o perfil dos pacientes em hemodiálise quanto ao risco de queda através da aplicação da Morse Fall Scale.
Material e Método
Trata-se de um estudo descritivo. Aplicou-se a Morse Fall Scale a um total de 147 pacientes em hemodiálise, em uma Clínica Nefrológica do Recife
Resultados
Dos pacientes acompanhados, 23,8% (35) foram classificados como alto risco, 18,4% (27) como médio risco e 57,8% (85) como baixo risco. Dos pacientes classificados como médio risco, 22,2% (6) apresentaram episódio de queda nos últimos três meses, sendo que 83,3% (5) pontuaram nos critérios de tipo de marcha e apoio na deambulação.
Discussão e Conclusões
Os pacientes classificados como alto risco, habitualmente possuem medidas preventivas programadas. Ao estratificar os pacientes classificados como médio risco, foi identificado que que há um subgrupo de pacientes que merece uma atenção similar aos de alto risco. Conhecer o perfil do paciente assistido na hemodiálise, possibilita a programação de medidas preventivas e educativas, minimizando a ocorrência de queda, ofertando um tratamento mais seguro.
Palavras Chave
Indicadores de morbimortalidade, Diálise, Prevenção de Acidentes
Área
Doença Renal Crônica
Instituições
MULTIRIM - Pernambuco - Brasil
Autores
POLYANA BEZERRA MENDONCA DOURADO, ERICKA CAROLINA FERREIRA DE OLIVEIRA, FLORECI DE LIMA FERREIRA NASCIMENTO, ALEXANDRE DE HOLANDA CAVALCANTI PINTO