Dados do Trabalho


Título

LESAO RENAL AGUDA POR PICADA DE ABELHAS: RELATO DE CASO

Introdução

Picadas de abelhas normalmente não ocasionam complicações clínicas de maior gravidade, sendo mais comum a manifestação local de dor (VACHVANICHSANONG, 2009). No entanto, nos casos por múltiplas picadas de abelhas, evoluções desfavoráveis podem ocorrer através do surgimento de anafilaxia, hemólise intravascular, disfunção hepática, trombocitopenia, infarto agudo do miocárdio, rabdomiólise e insufiência renal aguda (AKDUR, 2013; DAHER, 2003).

Material e Método

Relato de caso e revisão de literatura baseada na database PubMed através da busca “rhabdomyolisis bee sting”.

Resultados

A. G. F., 49 anos, s. m., sem comorbidades prévias, deu entrada no serviço de emergência do Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho (HCSC – Jataí, Goiás) no dia 21 de setembro de 2018 com queixa de múltiplas picadas de abelhas. Na admissão, não apresentava sinais ou sintomas sugestivos de anafilaxia ou insuficiência renal aguda. Evoluiu no dia seguinte com colúria, anúria, elevação dos níveis de ureia, creatinina e creatinofosfoquinase (CPK 25.000 U/L). Foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com acompanhamento da nefrologia e elencados diagnósticos de rabdomiólise e insuficiência renal aguda por necrose tubular aguda. Apresentou elevação progressiva dos níveis de creatinina (2,01 – 15,26) e creatinofosfoquinase (581 – 25.000), oscilação da ureia (50 – 271) e redução da hemoglobina (13,9 – 7,0), além da persistência de anúria nos primeiros 11 dias na UTI, onde permaneceu internado por 50 dias. Foi realizada terapia renal substitutiva, hemotransfusão e uso de diuréticos e bicarbonato de sódio, com melhora clínica e dos exames laboratoriais. Recebeu alta no dia 11 de novembro de 2018 para acompanhamento ambulatorial, apresentando creatinina de 5,22, ureia de 121 e hemoglobina de 10,0. Nos últimos exames laboratoriais de seguimento, realizados em 27 de janeiro de 2019, apresentou creatinina de 2,77, clearence de creatinina de 24,9 e exame simples de urina sem alterações. No momento, segue em tratamento conservador.

Discussão e Conclusões

O paciente acometido por múltiplas picadas de abelhas evolui na maioria das vezes com bom prognóstico. No entanto, deve-se atentar às possíveis complicações, devendo ser prontamente tratadas. No caso da insuficiência renal aguda secundária a picadas de abelhas, a maioria dos pacientes possui bom prognóstico e apresenta completa recuperação da função renal Geralmente a causa da IRA associada a esta situação é a rabdomiólise induzida pelo veneno da abelha.

Palavras Chave

IRA, insuficiência renal aguda, abelhas, picada de abelhas, rabdomiólise

Área

Lesão Renal Aguda

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL JATAI - Goiás - Brasil

Autores

MATHEUS SILVA PAULA ROCHA, LAURISSON ALBUQUERQUE COSTA, PEDRO VINICIUS LEITE SOUSA