Dados do Trabalho


Título

ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR NO DIA MUNDIAL DO RIM

Introdução

A Doença Renal Crônica (DRC) é uma deterioração progressiva e irreversível da função renal em que a capacidade do corpo para manter o equilíbrio metabólico e hidroeletrolítico falha, resultando em uremia. Tem como principais causas a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus que são doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). As DNCT se constituem como o grupo de doenças de maior magnitude no país, atingindo, especialmente, as populações mais vulneráveis, como as de baixa renda e escolaridade. A equipe multidisciplinar tem um importante papel na prevenção e promoção da saúde desta população.

Material e Método

Estudo descritivo com abordagem quantitativa. Foi realizada uma abordagem multidisciplinar (enfermeiro, médico, assistente social e técnico de enfermagem), no Dia Mundial do Rim, em um Hospital Público do Distrito Federal. Verificou-se a pressão arterial, a glicemia e foram dadas orientações para promoção da saúde. Os dados coletados foram lançados em uma planilha do Excel e a análise realizada através de estatística descritiva.

Resultados

Foram atendidos 180 pacientes. 54% são do sexo feminino e 46% do sexo masculino. A pressão arterial sistólica média foi de 129,49mmHg e a diastólica foi 84,6mmHg. A média das glicemias foi de 112,11mg/dL. Foram encaminhados para a Unidade Básica de Saúde, por alteração na pressão arterial ou glicemia, 17,2% dos pacientes atendidos. Destes 11,1% referiram já fazer acompanhamento da DCNT enquanto 6,1% não fazem acompanhamento.

Discussão e Conclusões

Apesar de todas as estratégias do Ministério da Saúde para controle das DCNT, como atendimento em unidades básicas de saúde, distribuição de medicamentos, ainda há uma parcela da população que não faz acompanhamento ou ainda não foram diagnosticados. A abordagem multidisciplinar pode ser uma estratégia para rastreamento e conscientização da população acerca das DCNT. Conclusões: O impacto das DCNT pode ser revertido por meio de intervenções amplas e custo-efetivas de promoção da saúde para redução de seus fatores de risco, além da melhoria da atenção à saúde, detecção precoce e tratamento oportuno.

Palavras Chave

doença renal crônica; equipe multidisciplinar; nefrologia

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITARIO DE BRASILIA - Distrito Federal - Brasil

Autores

RENATA DE PAULA FARIA ROCHA, ANA PAULA PEREIRA SANTANA LEMES CANUTO, MICHELLE CRISTINA MAGALHÃES MELGAÇO COSTA, MARIA APARECIDA GOMES, GUSTAVO DE SOUZA SIQUEIRA