Dados do Trabalho


Título

APLICAÇAO DE UM CHECKLIST PARA AVALIAÇAO DA SEGURANÇA DO PACIENTE EM HEMODIALISE

Introdução

A Doença Renal Crônica (DRC) é considerada um problema de saúde pública pois apresenta uma prevalência alta, vem acompanhada pelo envelhecimento e ainda, o tratamento desta doença (a terapia renal substitutiva) tem um elevado custo para o sistema de saúde. A hemodiálise é um procedimento complexo, com muitas fontes potenciais de erro que podem acarretar danos aos pacientes. A realização do procedimento com segurança requer a observação de muitas etapas, que incluem desde a criação do dialisador e outros equipamentos, o acesso à corrente sanguínea, o monitoramento do paciente para prevenir complicações e a garantia da estabilidade hemodinâmica. O objetivo deste estudo foi utilizar o Hemo Pause Checklist adaptado para analisar parâmetros de segurança do paciente em unidades de hemodiálise.

Material e Método

Estudo transversal com abordagem quantitativa. Foi realizado em unidades de hemodiálise do Distrito Federal. O instrumento foi aplicado em 458 sessões de hemodiálise. A coleta de dados foi realizada por meio da observação sistemática das sessões utilizando o questionário Hemo Pause Checklist. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva.

Resultados

Foram identificados pontos vulneráveis para uma hemodiálise segura, são eles: verificação de alergias; cuidados com acesso venoso; verificação de acesso venoso difícil; revisão com o paciente de doenças recentes, novas medicações, alteração de peso, queixas ou outras alterações; verificação da programação correta das máquinas e realização de orientação pós-diálise.

Discussão e Conclusões

Discussão: O tratamento hemodialítico, por ser um processo de depuração do sangue de forma extracorpórea, gera riscos e expõe os pacientes, tendo o enfermeiro papel fundamental na redução de riscos e na garantia da segurança do paciente. A partir da identificação dos potenciais riscos, o enfermeiro é capaz de prevenir a ocorrência de eventos adversos, contribuindo assim para a cultura de segurança dentro deste cenário. Acredita-se que a observação desses pontos vulneráveis possa garantir um melhor tratamento aos pacientes contribuindo assim para minimizar as ocorrências de eventos adversos. Conclui-se que o Hemo Pause Checklist adaptado é uma boa estratégia para a identificação de fatores potenciais de risco na segurança do paciente em hemodiálise.

Palavras Chave

DOENÇA RENAL CRÔNICA; CHECKLIST; SEGURANÇA DO PACIENTE

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

UNIVERSIDADE DE BRASILIA - Distrito Federal - Brasil

Autores

RENATA DE PAULA FARIA ROCHA, DIANA LUCIA MOURA PINHO