Dados do Trabalho


Título

CONDIÇOES DE SEGURANÇA EM UNIDADE DE HEMODIALISE

Introdução

A segurança do paciente aborda os riscos envolvidos na assistência à saúde visando reduzir ou eliminar os Eventos Adversos. Os cuidados em saúde, são cada vez mais complexos, e predispondo a ocorrência de incidentes, erros ou falhas. O objetivo deste estudo foi analisar variáveis de segurança do paciente em hemodiálise, identificando fatores preditores de segurança.

Material e Método

Estudo transversal correlacional prospectivo de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados em unidades públicas de saúde do Distrito Federal, utilizando- se três instrumentos de coleta (caracterização da clientela, caracterização da unidade e Hemo Pause Checklist adaptado). Foi realizada análise documental e observação sistemática. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva e inferencial, modelo de regressão binomial com função de ligação identidade e efeitos aleatórios, modelo de regressão logístico com efeitos aleatórios.

Resultados

Foram analisados os prontuários de 152 pacientes e observadas 458 sessões de hemodiálise. Observou-se maior média de verificação dos itens do checklist no grupo de pacientes com ensino superior completo (44,96%). A média dos escores totais do Hemo Pause checklist foi de 44,59% para os pacientes que realizam hemodiálise via CDL e de 40,26% para os pacientes que realizam HD por FAV. Há uma evidência de diferença entre os seguintes grupos: CDL e FAV (p<0,01; diferença: 7,55 pontos percentuais) e tempo de HD 1 a 5 anos com maior que 5 anos (p=0,02; diferença: -7,66). Nos pacientes que realizam hemodiálise com CDL há uma maior verificação de itens da etapa 1 do checklist do que com os pacientes que realizam HD por FAV. Quanto ao tempo de hemodiálise nos pacientes com mais de 5 anos de tratamento ocorreu uma maior verificação de itens na parte 1 do checklist do que no outro grupo. Observou-se relação entre as seguintes variáveis: ocorrência de algum evento adverso e a parte 1 do checklist (p=0,03); sangramento no acesso vascular e a parte 1 do checklist (p=0,03); sangramento no acesso vascular e a parte 2 do checklist (p=0,01), infiltração e a parte 1 do Hemo Pause Checklist (p<0,01).

Discussão e Conclusões

O Checklist permite avaliar variáveis relacionadas à segurança do paciente, identificando pontos passíveis de intervenção.. A alta especificidade do tratamento hemodialítico torna imprescindível que a equipe esteja bem capacitada para cuidar desses pacientes, pois é comum que ocorram intercorrências durante as sessões, que podem colocar a segurança desses pacientes em risco.

Palavras Chave

DOENÇA RENAL CRÔNICA; SEGURANÇA DO PACIENTE; CHECKLIST

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

UNIVERSIDADE DE BRASILIA - Distrito Federal - Brasil

Autores

RENATA DE PAULA FARIA ROCHA, DIANA LUCIA MOURA PINHO