Dados do Trabalho


Título

DIFERENÇA DO PERFIL DE DOADORES DE ORGAOS E TECIDOS EM HOSPITAIS PUBLICOS E PRIVADOS

Introdução

A doação de órgãos no Brasil está em crescimento constante, entretanto existe um desequilíbrio entre a oferta e a demanda de órgãos, visto que o processo de doação de órgãos é multifatorial, necessitando do diagnóstico de morte encefálica, manutenção do doador e autorização familiar.

OBJETIVO: Descrever a diferença do perfil dos doadores efetivos de órgãos e tecidos em hospitais públicos e privados.

Material e Método

Estudo quantitativo, exploratório e retrospectivo, analisando o perfil de notificações de doador efetivo de órgãos e tecidos recebidas pela OPO da Escola Paulista de Medicina, de janeiro de 2015 e dezembro de 2018, os quais foram submetidos a análise descritiva dos dados.

Resultados

Foram efetivados 955 doadores de órgãos, sendo 161 (17%) de hospitais privados (HPR) e 794 (83%) de hospitais públicos (HPU). A idade média dos pacientes foi de 50 e 47 anos respectivamente. Prevalência da causa de morte encefálica cerebrovascular (71% e 59%) e trauma cranioencefálico (14% e 29%). Realizamos 1656 entrevistas, 318 (HPR) e 1338 (HPU), efetivamos 51% e 59% na devida ordem. O tempo médio de internação foi de 7 e 6 dias. 46% dos pacientes eram hipertensos em ambos os hospitais e 8% diabéticos. Utilizavam droga vasoativa 86% do HPR e 91% no HPU. Apresentaram PCR revertida 16% e 18%, infecção 33% e 31%. Não houve diferença nos exames laboratoriais de ambos os hospitais. Dos 3.555 órgãos e tecidos retirados, 610 foram no HPR e 2945 no HPU.

Discussão e Conclusões

A maioria das notificações é de hospitais públicos, consequentemente o maior número de doadores. A causa cerebrovascular prevalece no HPU. Apesar das dificuldades encontradas em alguns serviços, em especial os públicos, estes se assemelham aos hospitais privados no que diz respeito manutenção do doador.

Palavras Chave

DOADORES
ORGAOS
TECIDOS
HOSPITAIS PUBLICOS E PRIVADOS

Área

Transplante

Instituições

Hospital do Rim - São Paulo - Brasil

Autores

Iara Oliveira Brito, Nayara Maria Souza Silva, Vanessa Ayres Carneiro Gonçalves, Bartira Aguiar Roza, Janine Schirmer, Renato Demarchi Foresto, Jose Medina Pestana