Dados do Trabalho


Título

RODA DE DIALOGOS: CONSTRUINDO O CAMINHO DO CUIDADO DA ENFERMAGEM NA ASSISTENCIA AO PACIENTE RENAL CRONICO EM HEMODIALISE

Introdução

A assistência ao paciente renal crônico em hemodiálise , em especial a oferecida pela enfermagem através de um contato mais contínuo, além da atuação profissional, envolve emoções e cobranças que por vezes colocam em risco a qualidade do atendimento. “Roda de Diálogos: Construindo o caminho do cuidado” é um projeto criado em conjunto pela psicologia e enfermagem, onde inspiradas pelos estudos de Paulo Freire entende-se que é possível, no movimento dos diálogos em roda, construir um processo reflexivo e educativo emancipatório, contribuindo assim para a promoção da tomada de consciência e o empoderamento das pessoas. Surge na intenção de possibilitar um espaço de partilha de experiências em torno da assistência à saúde, promovendo condições facilitadoras para o fortalecimento dos vínculos entre os membros da equipe, assim como reflexões que contribuam para o crescimento individual e coletivo.

Material e Método

Relato de experiência da psicóloga e enfermeira em uma clínica de hemodiálise. O público alvo é de profissionais da Enfermagem cuja assistência é direcionada ao paciente renal crônico em hemodiálise. Os encontros são mensais, divididos em dois dias (dois grupos por dia) e com duração de aproximadamente 30 minutos cada. Os temas dialogados surgem a partir da demanda do próprio grupo, sendo coordenados pela psicóloga. Vale salientar que para cada encontro, a psicóloga em questão apresenta ao grupo materiais (ex. música, poesia, contos, recordes de revista, vídeos, etc.) como estímulos para inspirar os diálogos.

Resultados

Compreende-se que os diálogos em roda colaboram para diminuir a distância nas relações interpessoais e para fortalecer os vínculos afetivos entre os membros da equipe, contribuindo ainda para a melhora do clima organizacional. Os conteúdos dialogados que contribuem para este processo emergem a partir da demanda do próprio grupo, possibilitando a espontaneidade como fator propulsor de empoderamento na medida em os conteúdos são acolhidos empaticamente pela psicóloga e facilitados de modo a promover transformações saudáveis nas relações.

Discussão e Conclusões

Compreende-se o diálogo como um recurso facilitador de reflexões que contribuem para o crescimento individual e coletivo. Nesse sentido, é importante que a facilitadora (a psicóloga), juntamente com os membros do grupo, criem um ambiente de diálogo harmonioso e de confiança.

Palavras Chave

Comunicação Interdisciplinar, Cuidados de Enfermagem, Insuficiencia Renal Cronica

Área

Multiprofissional: Outras áreas

Instituições

MULTIRIM - Pernambuco - Brasil

Autores

POLYANA BEZERRA MENDONCA DOURADO, MORGANA MARQUISIA RIBEIRO MENDONÇA