Dados do Trabalho


Título

PROCESSO DE ENFERMAGEM APLICADO AO PACIENTE RENAL CRONICO EM HEMODIALISE: MODELO GUIADO POR DUAS TEORIAS DE ENFERMAGEM E BASEADO NAS DIMENSOES DA SAUDE

Introdução

O Projeto Terapêutico do paciente renal crônico em hemodiálise envolve a elaboração de um plano de cuidados multidisciplinar. O enfermeiro estabelece objetivos em função das necessidades, define diagnósticos de enfermagem, implementa intervenções e avalia continuamente os resultados. Este trabalho tem como objetivo, descrever a reconstrução do Processo de Enfermagem (PE) numa unidade de hemodiálise.

Material e Método

Estudo descritivo realizado numa unidade de hemodiálise durante o processo de reconstrução do PE. Numa 1ª fase foram analisadas as teorias de enfermagem que poderiam fazer sentido para este contexto. Numa 2ª fase, foi realizada a análise dos Diagnósticos de Enfermagem de acordo com a North American Nursing Diagnosis Association – International (NANDA-I) Numa 3ª fase, foram associados diagnósticos com dimensões da saúde.

Resultados

Foram identificadas como favoráveis a Teoria da Empatia Reflexiva e a Teoria das Necessidades Humanas Básicas. Através da Teoria da Empatia Reflexiva as habilidades cognitivas e afetivas do enfermeiro foram utilizadas para compreender e viver a história do outro. A Teoria das Necessidades Humanas Básicas guiou o olhar para todas as dimensões do ser humano. Foram identificados 52 diagnósticos da base NANDA -I como uso padrão. A distribuição de acordo com as dimensões da saúde foi de 50% (26) biológicos, 25% (13) mental/social, 11,5% (6) segurança/proteção, 7,7% (4) social, 3,8% (2) existencial e 2% (1) cultural.

Discussão e Conclusões

Após avaliação dos diagnósticos padrão observou-se associação com eventos na hemodiálise em 8 dos 26 identificados na dimensão biológica, e que estes se comunicavam com o Escore de identificação precoce de risco de piora clínica (National Early Warning Score - NEWS) já utilizado na unidade. O PE da unidade ficou definido a ser realizado minimamente uma vez ao mês e que a utilização do Escore de NEWS como sinalizador de instabilidade, aplicado a cada sessão de hemodiálise, definiriam a necessidade de uma nova avaliação, com revisão de prescrições e intervenções. A sinalização dos pacientes com pontuação na classificação pelo NEWS era realizada através de placas nas cores verde e amarelo para o baixo e médio risco respectivamente. O Escore de News e o Processo de Enfermagem foram desenvolvidos dentro do sistema eletrônico utilizado. A conjugação de recursos científicos e eletrônicos e a escolha de uma teoria de enfermagem que sustente o PE dentro do perfil de atendimento são pontos para um atendimento seguro e de qualidade.

Palavras Chave

Processo de Enfermagem, Teorias de Enfermagem, Insuficiencia Renal Crônica

Área

Multiprofissional: Enfermagem

Instituições

MULTIRIM - Pernambuco - Brasil

Autores

POLYANA BEZERRA MENDONÇA DOURADO, HELENA GABRIELA SOARES MENDONÇA, AMANDA TALITA OLIVEIRA FRUTUOSO DE SOUZA, RAFAELA TRAVASSOS FERREIRA MASCARENHAS LEITE, MICHELE NATALIA DE ARAÚJO FERNANDES