Dados do Trabalho


Título

Performance de Ganho Ponderal Interdialítico, Marcadores Nutricionais e Mortalidade em Hemodiálise: uma coorte retrospectiva

Introdução

Marcadores bioquímicos e parâmetros clínicos são componentes da avaliação nutricional de pacientes com doença renal crônica (DRC) em hemodiálise (HD). Dosagens de albumina e creatinina são amplamente utilizados como indicadores do conteúdo proteico visceral e muscular, respectivamente, do paciente em HD. Estudos evidenciaram declínio destes marcadores, dentre outros parâmetros nutricionais em momentos distintos antecedendo ao óbito em HD. Este estudo foi delineado para verificar a dinâmica de peso seco (PS) e ganho ponderal interdialítico relativo (%GPID), fósforo, albumina e creatinina séricas antes do óbito numa população de pacientes com DRC em HD convencional.

Material e Método

Coorte de pacientes prevalentes em HD convencional numa clínica privada em Salvador-BA que faleceram entre novembro de 2011 e novembro de 2017. Foram registrados os valores de PS, albumina e creatinina séricas a cada 3 meses no ano anterior ao óbito, e de %GPID e P nos 4 meses antes do desfecho. A mudança destes parâmetros foi avaliada através da ANOVA de medidas repetidas, se variável com distribuição normal, e Teste de Friedman com teste de Dunn se variável com distribuição não normal.

Resultados

Foram estudados 87 pacientes, com predomínio de homens (57,5%), não brancos (83,9%), com idade de 58,2 ± 12,5 e tempo em HD de 89,8 ± 48,7 meses na ocasião do falecimento. 24,1% dialisava por cateter e 54% dos óbitos ocorreram por causa cardiovascular, sendo 14,9% por morte súbita. O PS se manteve constante até 3 meses antes do óbito, quando apresentou declínio significativo (62,2 ± 12,7 versus 61,4 ± 12,5; p=0,01), entretanto a % de GPID não apresentou mudança significativa nos 4 meses anteriores ao óbito, bem como os resultados de P no mesmo período. A análise não paramétrica não encontrou diferença significativa entre os resultados de albumina e valores de creatinina sérica no ano que antecedeu o óbito.

Discussão e Conclusões

Encontramos redução significativa do PS nos 3 meses que antecederam o óbito nesta coorte de pacientes com DRC em HD, apesar da manutenção de %GPID inalterado no mesmo período. Entretanto, os demais marcadores nutricionais avaliados não apresentaram deterioração significativa. A monitorização de tais parâmetros nos pacientes em HD é viável, e o conhecimento da dinâmica de tais marcadores pode permitir detecção de pacientes em situação de risco e intervenções preemptivas.

Palavras Chave

Hemodiálise, mortalidade, ganho ponderal interdialítico, peso seco, marcador nutricional.

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

CLÍNICA SENHOR DO BONFIM - Bahia - Brasil

Autores

Lianna Gabriella Gonçalves Dantas, Constança Margarida Sampaio Cruz