Dados do Trabalho


Título

VASCULITE ANCA RELACIONADA EM USUARIO CRONICO DE COCAINA: UM RELATO DE CASO

Introdução

Vasculites ANCA-relacionadas são um grupo de doenças imprevisíveis e potencialmente ameaçadoras à vida. O rim é um dos órgãos mais acometidos, porém múltiplos sistemas podem ser envolvidos. O objetivo deste trabalho é relatar um caso de síndrome pulmão-rim em paciente do sexo masculino de meia idade.

Material e Método

Descrição do caso: homem de 46 anos, hipertenso e usuário de maconha e cocaína há 10 anos, procurou atendimento médico com queixa de dispnéia progressiva há duas semanas, associada a um episódio de hemoptóico. Estava taquicárdico e taquipnéico, com estertores crepitantes difusos em ambos os campos pulmonares. Nos exames de admissão, apresentava disfunção renal, anemia, aumento de proteína C reativa, radiografia de tórax com filtrado algodonoso bilateral. Foi inicialmente tratado para infecção pulmonar, mas, a despeito de antibioticoterapia, não teve melhora da dispnéia e evoluiu com insuficiência renal KDIGO III e necessidade de terapia renal substitutiva. Investigação adicional revelou urina 1 com hematúria dismórfica, tomografia computadorizada de tórax com opacidades em vidro fosco confluentes, com acometimento difuso de ambos os pulmões, sugestivo de hemorragia alveolar. Neste contexto, foi realizada pulsoterapia com Metilprednisonlona 15mg/kg por três dias consecutivos, seguida por Ciclofosfamida 500mg/m² após resultado de c-ANCA positivo (1:80) e cinco sessões de plasmaférese. Dados de biópsia renal com microscopia óptica e imunofluorescência diagnosticaram glomerulonefrite crescêntica pauciimune.

Resultados

.

Discussão e Conclusões

No caso relatado, temos um exemplo de síndrome pulmão-rim, com hemorragia alveolar e glomerulonefrite rapidamente progressiva. Os principais diagnósticos diferenciais neste caso são poliangeíte microscópia e granulomatose com poliangeíte. O tratamento é feito com corticosteróides associado a Ciclofosfamida ou Rituximab. No contexto de uso crônico de cocaína, deve ser feito diagnóstico diferencial com vasculite induzida por cocaína e levamisol, geralmente relacionadas a p-ANCA e em 90% dos casos manifesta-se com lesões cutâneas e do trato respiratório superior. A cessação do uso da droga é a primeira linha de tratamento, podendo ser associada imunossupressão.

Palavras Chave

Vasculite anca relacionada, Síndrome pulmão-rim, Cocaína

Área

Doenças do Glomérulo

Instituições

HC-FMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

Beatriz Azevedo de Miranda, Igor Smolentzov, Paulo Ricardo Gessolo Lins, Gabriel Teixeira Montezuma Sales, Lecticia Barbosa Jorge