Dados do Trabalho


Título

GLOMERULONEFRITE RAPIDAMENTE PROGRESSIVA E LESAO RENAL AGUDA ASSOCIADA A USO DE COCAINA – RELATO DE CASO.

Introdução

Um amplo espectro de complicações renais pode ocorrer com o uso agudo e crônico de cocaína, sendo a lesão renal aguda (LRA) uma das principais. Os mecanismos de lesão são: rabdomiólise na maioria dos casos, hipertensão maligna, isquemia renal e glomerulonefrite rapidamente progressiva (GNRP) anticorpo anticitoplasma de neutrófilo (ANCA) positivo. O presente relato demonstra um paciente que desenvolveu GNRP e LRA por cocaína.

Material e Método

As informações foram obtidas por meio de análise do prontuário e de revisão de literatura.

Resultados

Um homem de 38 anos com uso crônico de cocaína, álcool e cigarro admitido com nove dias de história de oligúria, urina avermelhada e edema em membros inferiores, abdome e periorbital, além de dor abdominal, vômitos, anorexia e sonolência. Devido LRA grave foi submetido a sessões de hemodiálise e encaminhado para serviço de Nefrologia. Laboratório mostrou uréia 161 mg/dL, creatinina 12,9 mg/dL, K 5,5 mEq/L, CPK 29 U/L, Hb 8,2 g/dL Htc 23%, EAS com proteína +++ e incontáveis hemácias p/c, e proteinúria de 24h 5.428,8 mg. FAN, ANCA, anti-DNA, sorologias para vírus B, C e HIV, VDRL e doença de Chagas foram negativos. Biópsia renal mostrou na microscopia óptica glomerulonefrite crescênica com discreta atrofia tubular. Imunofluorescência revelou deposição granular de C3c. Iniciado pulsoterapia com ciclofosfamida e metilprednisona por 3 dias, seguido por prednisona 1 mg/kg/dia. Houve recuperação de função renal, com uréia de 73 mg/dL e creatinina de 1.5 mg/dL, e programação de pulsos mensais de ciclofosfamida por seis meses.

Discussão e Conclusões

A LRA associada a cocaína pode se apresentar de várias formas. O presente estudo relata paciente com GNRP e LRA por cocaína que evoluiu com recuperação de função renal após pulsoterapia com metilprednisolona e ciclofosfamida.

Palavras Chave

glomerulonefrite rapidamente progressiva; cocaína; injuria renal aguda

Área

Lesão Renal Aguda

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Paulo Vitor de Souza Pimentel, Hermany Capistrano Freitas, Marcos Diógenes Braga Leite, Rafael Siqueira Athayde Lima, Mariana Mota Monteiro Latorre, Dulce Maria Sousa Barreto, André Costa Teixeira, Elizabeth De Francesco Daher