Dados do Trabalho


Título

INDICE TORNOZELO-BRAQUIAL E AUSENCIA DO DESCENSO NOTURNO COMO PREDITORES DE ELEVAÇAO DO ESCORE DE CALCIO ARTERIAL CORONARIANO NOS PACIENTES EM DIALISE PERITONEAL

Introdução

A doença cardiovascular é a principal causa de óbito nos pacientes em diálise peritoneal (DP). A avaliação do escore de cálcio arterial coronariano (CAC) pode prever a incidência de infarto agudo do miocárdio e morte nesses pacientes, no entanto, constitui método pouco disponível e de custo elevado. Objetivo: Verificar se o índice tornozelo-braquial (ITB) alterado e a ausência do descenso noturno na monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) podem predizer a elevação do escore de CAC.

Material e Método

Trata-se de estudo transversal, composto por pacientes adultos e prevalentes em diálise peritoneal. O escore de CAC foi realizado por meio de tomografia computadorizada cardiovascular, e os pacientes foram divididos em dois grupos de acordo com o escore obtido pelo método de Agatston (<100 UH e > ou igual a 100 UH). O cálculo do ITB foi realizado pela relação da maior pressão arterial sistólica das artérias tibiais posteriores com a maior pressão sistólica das artérias braquiais, considerando-se como ITB alterado quando menor ou igual a 0,9. A ausência de descenso noturno na MAPA foi definida como a redução média da pressão arterial sistólica ou diastólica inferior a 10% durante o sono em relação à vigília. Foi realizada a curva ROC para avaliar o desempenho do ITB e do descenso noturno em identificar CAC > ou igual a 100. O nível de significância adotado foi de p<0,05.

Resultados

Foram incluídos 24 pacientes, com média de idade de 54±25 anos; 66% do sexo masculino; sendo 45% diabéticos, 66% dislipidêmicos e 83% hipertensos, em 18 meses de tratamento dialítico. A área sob a curva ROC (na predição da presença de escore de cálcio arterial coronariano elevado) do ITB foi de 0,78; p=0,001; e do descenso noturno foi de 0,83; p<0,001. Dentre os pacientes, 6 (25%) apresentaram CAC > ou igual a 100, dos quais 4 pacientes (66%) apresentavam ITB <0,9 e os 6 (100%) não possuíam descenso noturno adequado. Quando analisados em série, o ITB e a ausência de descenso noturno exibiram sensibilidade de 66,6% e especificidade de 100% para predizer CAC> ou igual a 100.

Discussão e Conclusões

O ITB alterado e a ausência de descenso noturno predizem a elevação do escore de CAC. Estes são métodos disponíveis, de baixo custo e efetivos para prever desfechos cardiovasculares adversos nos pacientes em diálise peritoneal.

Palavras Chave

diálise peritoneal; escore de cálcio arterial coronariano; índice tornozelo-braquial; descenso noturno

Área

Hipertensão

Instituições

Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

Fabricio Moreira Reis, Nayrana Soares do Carmo Reis, Paula Prado Pontes, Fabiana Lourenço Costa, Vanessa Burgugi Banin, Dayana Bitencourt Dias, Pamela Falbo Reis, Alejandra Del Carmen Villanueva Mauricio, Rogério Carvalho de Oliveira, Jacqueline Teixeira Caramori, João Carlos Hueb, Rodrigo Bazan, Pasqual Barretti, Luis Cuadrado Martin, Silmeia Garcia Zanati Bazan