Dados do Trabalho


Título

PREVALENCIA DE DIABETES MELLITUS E HIPERTENSAO ARTERIAL NO DIA MUNDIAL DO RIM 2019 EM FORTALEZA – CE.

Introdução

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM) consistem em enfermidades que possuem papel significativo na fisiopatologia da Doença Renal Crônica (DRC). O DM é um distúrbio metabólico que se caracteriza por uma hiperglicemia persistente, decorrente da diminuição da ação ou da produção de Insulina ocasionando complicações severas a longo prazo, como a nefropatia diabética. Já a HAS condição multifatorial caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressórico ≥ 140 e/ou 90 mmHg. Frequentemente, a HAS se associa a distúrbios metabólicos, alterações funcionais e estruturais de órgãos-alvo, sendo agravada por diversos fatores de risco, como a DM. Portanto, calcular a prevalência dessas enfermidades é benéfico para a Saúde Pública

Material e Método

O trabalho teve início com a campanha do Dia Mundial do Rim (DMR) 2019 no centro da cidade de Fortaleza-CE, onde foi aplicado um questionário sobre as condições de saúde renal e sistêmica para as pessoas, e subsequentemente foi realizado alguns exames, como aferição de pressão arterial, medidas antropométricas e medição da glicemia sanguínea. Logo depois, os dados obtidos nessa ação foram organizados e tabulados utilizando o programa Excel™. Os indivíduos foram agrupados em dois grupos, um com diagnóstico prévio de DM e/ou HAS e outro sem diagnóstico de DM e/ou HAS, onde foi possível calcular a prevalência dessas doenças da população participante.

Resultados

Entrevistou-se 101 pessoas, e notou-se que 28,7% (n=29) dos participantes afirmaram ter o diagnóstico prévio de HAS. Já 12,8% (n=13) dos mesmos afirmaram ter o diagnóstico prévio DM. Além disso, cerca de 7,9% (n=8) dos participantes apresentavam HAS e DM.

Discussão e Conclusões

Segundo as diretrizes brasileiras de DM e HAS, a prevalência dessas enfermidades é cerca de 6,2% e 22,3% respectivamente. No entanto, observou-se que as prevalências de DM e HAS, encontradas na população participante do DMR 2019 em Fortaleza foram maiores do que as previstas nas diretrizes brasileiras, correspondendo a 12,8% para DM e 28,7% para HAS. Ademais, a prevalência mundial de HAS em pacientes com DM varia entre 50 a 75%, e na população estudada foi de 61,5%, encontrando-se dentro do previsto para a população mundial. Portanto, conforme o que foi dito, notou-se que a prevalência encontrada da população participante é maior do que previsto nas diretrizes brasileiras de DM e HAS, evidenciando maiores prevalências na população local.

Palavras Chave

Hipertensão Arterial Sistêmica; Diabetes Mellitus; Doença Renal Crônica; Prevalência

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Allysson Wosley de Sousa Lima, Paulo Vitor de Souza Pimentel, Rafael Bruno, Cristian Walter Bravo, Pedro Eduardo Andrade de Carvalho Gomes, Gabriela Correia Pequeno Marinho, Guilherme Nascimento dos Santos, Matheus Marques Martins Alexandre, Caio Manuel Caetano Adamian, Inácio Gomes de Brito Filho, João Victor França Sousa, Gustavo Santos de Araújo, João Martins Rodrigues Neto, Silvana Daher Costa, João Batista Evangelista Junior, Paula Frassinetti Castelo Branco Camurça Fernandes