Dados do Trabalho


Título

LESAO RENAL NA GRANULOMATOSE EOSINOFILICA COM POLIANGEITE (SINDROME DE CHURG-STRAUSS)

Introdução

Vasculites associadas ao anticorpo anticitoplasma de neutrófilo (ANCA) são um grupo de doenças (Granulomatose com poliangeíte, Poliangeíte microscópica e Granulomatose eosinofílica com poliangeíte) caracterizadas histologicamente por vasculite necrotizante de vasos de pequeno calibre e ausência de depósitos de imunecomplexos nos vasos afetados. Estão associadas ao ANCA e possuem achados semelhantes na histologia renal. São doenças caracterizadas por infiltração de células inflamatórias, causando necrose dos vasos sanguíneos. A Granulomatose eosinofílica com poliangeíte é caracterizada pela tríade clínica: asma, hipereosinofilia e vasculite necrotizante. Os pacientes encontram-se entre 20 a 40 anos. Sua etiologia é desconhecida, mas se postula que resulte de resposta de hipersensibilidade a algum agente inalado. O pulmão é o órgão mais envolvido, seguido pelos rins. Hemorragia pulmonar e glomerulonefrite são muito menos comuns do que em outras vasculites de pequenos vasos. American College of Rheumatology definiu que pelo menos quatro dos seis critérios devem estar presentes: asma grave a moderada, eosinofilia periférica (>10%), mono/polineuropatia, infiltrados pulmonares transitórios, comprometimento dos seios paranasais e exame anatomopatológico obtido de biópsia demonstrando vasos sanguíneos com eosinófilos extravasculares.

Material e Método

P.A.L, 56 anos, masculino, sem comorbidades prévias. Há quatro anos apresenta tosse com chiado e dispnéia que melhorava com prednisona. Procurou atendimento médico diversas vezes, sendo medicado como crise de asmática. Em dezembro/2018 procurou atendimento médico devido a perda 20 kg, piora da dispnéia e febre diária. Apresentava sibilos difusos.

Resultados

Hemograma com eosinofilia (21%), creatinina 2,4mg/dl, proteinúria 2.875mg/24h e ANCA-C positivo 1:80. TC tórax com opacidades em vidro fosco, bilaterais. BIÓPSIA PULMONAR: vasculite eosinofílica. BIÓPSIA RENAL: glomerulonefrite proliferativa necrosantizante segmentar.

Discussão e Conclusões

Através deste relato de caso observa-se o longo período percorrido até o diagnóstico do paciente e a inúmeras procuras a serviços médicos. A vasculite granulomatosa eosinofílica com poliangeíte deve ser suspeitada quando da presença de esosinofilia, manifestações respiratórias de “asma” e alterações no sedimento urinário.

Palavras Chave

GLOMERULONEFRITE, CHURG-STRAUSS, GRANULOMATOSE EOSINOFÍLICA COM POLIANGEÍTE, VASCULITE NEFROTIZANTE PAUCI-IMUNE.

Área

Doenças do Glomérulo

Instituições

PUC SÃO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

RICARDO A M CADAVAL, MARIA EDUARDA BUENO, HENRIQUE GARCIA PEDIGONI, MARTAa ELIZABETH KALIL