Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇAO DOS NIVEIS DE PROTEINURIA EM ATLETAS PROFISSIONAIS E AMADORES DE CROSSFIT

Introdução

Programas de condicionamento físico extremo, como o crossfit, podem provocar riscos de lesões musculoesqueléticas, ligamentares e até rabdomiólise. Entretanto, pouco se discute sobre os riscos de lesões renais no crossfit e os possíveis grupos de participantes potencialmente mais afetados.

Material e Método

Trata-se de um estudo transversal com 99 atletas de crossfit adultos de ambos os sexos realizado de maio de 2018 a janeiro de 2019 em uma seletiva regional para o Torneio CrossFit Brasil (atletas profissionais) e em boxes de crossfit (atletas amadores) na cidade de Fortaleza-CE. Dados antropométricos foram colhidos por meio de questionário estruturado e foram usadas fitas reagentes para análise da proteína urinária. Os dados foram analisados pela estatística descritiva e a associação das variáveis qualitativas com o teste de Qui-Quadrado. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido autorizando a participação no estudo.

Resultados

Os atletas profissionais apresentaram idade média de 34,1 (+3,9 anos) e IMC médio de (27,14 + 3,14 kg/m2). Os atletas amadores apresentaram idade e IMC médios de (28,7 + 5,9 anos) e (26,49kg/m2 + 4,56 kg/m2), respectivamente. Na verificação dos níveis de proteinúria nos grupos foi encontrado uma associação estatisticamente significativa (p<0,05). Do total de atletas profissionais 44,4% e 14,8% apresentaram concentrações de 300mg/dl e 1000mg/dl, respectivamente, enquanto nos atletas amadores observou-se que em 2,8% as concentrações foram de 300mg/dl e nenhum indivíduo com valores de 1000mg/dl de proteína urinária. CONCLUSÃO: Existe uma associação significativa entre proteinúria e os níveis dos atletas de CrossFit. Portanto, quanto mais avançado é o atleta, maiores os níveis de proteína urinária e assim, maiores os riscos de lesão renal.

Discussão e Conclusões

Existe uma associação significativa entre proteinúria e os níveis dos atletas de CrossFit. Portanto, quanto mais avançado é o atleta, maiores os níveis de proteína urinária e assim, maiores os riscos de lesão renal.

Palavras Chave

Crossfit. Proteinúria. Atleta profissional. Atleta amador.

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil, Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Júlio César Chaves Nunes Filho, Robson Salviano Matos, Marilia Porto Oliveira Nunes, Gabriela Correira Pequeno Marinho, Brenda Luzia Paiva, Mariana Mota Monteiro Latorre, David Silva Camurça, Lucas Andrade Cavalcante, Alice Maria Correia Pequeno, Elizabeth Francesco Daher