Dados do Trabalho


Título

A EXPERIENCIA DO HOSPITAL UNIVERSITARIO DA UFPI NA REALIZAÇAO DE BIOPSIAS RENAIS PERCUTANEAS PARA O DIAGNOSTICO DE GLOMERULOPATIAS: UMA ANALISE PRELIMINAR

Introdução

A biópsia renal é uma ferramenta importante para a elucidação e o manejo de várias patologias primárias ou secundárias dos rins, assumindo de forma crescente um papel fundamental nas decisões terapêuticas. As biopsias renais começaram a ser realizadas no Hospital Universitário a partir de 2015, no entanto, inexistem dados na literatura médica que aborde o perfil epidemiológico dos pacientes submetidos ao procedimento no estado do Piauí.
O presente trabalho visa descrever a experiência inicial do HU-UFPI e o perfil dos pacientes submetidos à biopsia renal percutânea para o diagnóstico de glomerulopatias.

Material e Método

Estudo retrospectivo, baseado na coleta de dados dos prontuários dos pacientes submetidos à biopsia renal no Hospital Universitário-PI, no período de 01 de janeiro de 2015 a 01 de janeiro de 2018

Resultados

Neste período foram realizadas 68 biópsias renais. A idade média dos pacientes foi de 34 anos, e 67% eram do sexo feminino. Com exceção de dois pacientes, todos os outros declararam-se de cor parda. A principal doença sistêmica associada com a doença glomerular foi o lúpus eritematoso sistêmico, em 58 % dos pacientes. Sessenta por cento eram diabéticos e 33% hipertensos. Dos pacientes com Nefrite Lúpica, a maioria (23) apresentava classe IV da ISN-RPS. Das glomerulopatias primárias, GESF foi a mais prevalente (43%), seguida de glomerulopatia membranosa (21,4%) e doença por lesões mínimas (14,2%). Apenas em 01 caso (2%) houve complicação após a biópsia renal, queda de hemoglobina com necessidade transfusional.

Discussão e Conclusões

Assim como no restante do Brasil, a principal Glomerulopatia primária diagnosticada foi a glomeruloesclerose segmentar e focal. Com relação às glomerulopatias secundárias, a Nefrite Lúpica foi a mais prevalente. O procedimento de biópsia percutânea guiado por ultrassom em tempo real mostrou-se bastante seguro, sendo detectada apenas uma complicação grave durante os três primeiros anos de aplicação do protocolo neste serviço.

Palavras Chave

Biópsia. Glomerulopatias.

Área

Doenças do Glomérulo

Instituições

Universidade Federal do Piauí - Piauí - Brasil

Autores

Brenno Sousa Andrade, Igor Denizarde Bacelar Marques , Francisco José Almeida Cruz Júnior