Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS PACIENTES COM NEFRITE LUPICA TRATADOS NO HOSPITAL UNIVERSITARIO DA UFPI

Introdução

A Nefrite Lúpica (NL) é uma manifestação freqüente do Lupus Eritematoso Sistêmico(LES). Cerca de 60% dos pacientes diagnosticados com LES irão evoluir com manifestação renal, sendo 10-30% com progressão para doença renal terminal, em média aproximadamente 15 anos após o diagnóstico, apesar do tratamento.

Material e Método

Estudo retrospectivo, baseado na coleta de dados dos prontuários dos pacientes internados no Hospital Universitário-PI com diagnóstico de LES e manifestação renal, no período de 01 de Janeiro de 2015 a 01 de Janeiro de 2018.

Resultados

Dos pacientes analisados 10 % eram do sexo Masculino e 90 % feminino. A idade média foi de 30 anos. Em relação a terapia de indução, 95% utilizaram ciclofosfamida(CYC) conforme protocolo NIH e 5 % Micofenolato(MMF). Na terapia de manutenção, 68 % dos pacientes realizaram tratamento com azatioprina, 14,0 % pulsoterapia trimestral com CYC e 7,0 % utilizou MMF, 9 % não realizou terapia de manutenção. Quanto a resposta a terapia observou-se que 45 % dos pacientes atingiram remissão completa, 25 % remissão parcial e 30 % não obtiveram resposta ao tratamento. 70 % realizaram biópsia renal sendo a Classe IV a mais prevalente na população em estudo.

Discussão e Conclusões

O perfil dos pacientes analisados no Hospital Universitário foi de encontro ao descrito na literatura, obedecendo a maior proporção em mulheres bem como a faixa etária. A maioria dos pacientes analisados apresentou algum grau de resposta ao tratamento instituído bem como realizou biópsia renal, sendo a classe IV a mais prevalente conforme descrito na literatura. Os pacientes que evoluíram para DRC com necessidade de TSR mantiveram-se dentro da estatística mundial. Os protocolos de tratamento utilizados no serviço condizem com os descritos na literatura em estudo o que respalda nosso serviço que é a referência no estado do Piauí em tratamento de NL. São necessários mais estudos para analisar subgrupos de pacientes tratados em nosso serviço e continuar otimizando nossa rotina de tratamento bem como melhorar nossos resultados.

Palavras Chave

Biópsia. Glomerulonefrites. Nefrite lúpica.

Área

Doenças do Glomérulo

Instituições

UNIFESP - São Paulo - Brasil, Universidade Federal do Piauí - Piauí - Brasil

Autores

Brenno Sousa Andrade, Igor Denizarde Bacelar Marques