Dados do Trabalho


Título

HIPONATREMIA SEVERA E SIADH ASSOCIADOS A NEOPLASIA PULMONAR NAO PEQUENAS CELULAS: RELATO DE CASO

Introdução

A síndrome de secreção inapropriada de hormônio antidiurético (SIADH) é definida como uma secreção contínua de hormônio antidiurético, mesmo em condições de baixa osmolalidade sérica e expansão do volume extracelular ou, ainda, pelo aumento de sua atividade. A SIADH deve ser suspeitada em qualquer paciente com hiponatremia hiposmolar com osmolaridade urinária acima de 100 mOsmol/kg. As neoplasias são causas comuns de SIADH que induzem a produção ectópica de ADH. O tipo de neoplasia mais associado a SIADH é o Carcinoma Pulmonar de Pequenas Células.

Material e Método

#

Resultados

RELATO DE CASO: RCS, 60 anos, feminino, natural e procedente de Teresina-PI, procurou serviço médico relatando tosse seca e dor ventilatório dependente associados a febre persistente, dispneia e perda ponderal. Referia tabagismo durante 40 anos, negava comorbidades. Ao exame físico, apresentava rouquidão, dispneia e linfonodomegalia cervical direita (nível III/IV). A paciente evoluiu com hiponatremia seguida de hipocalemia (Na=117 mEq/l, K=4,3 mEq/l). Cortisol sérico e função tireoidiana eram normais. O fato de a paciente ter hiponatremia na presença de osmolaridade sérica baixa (252 mOsm/kg) apontou para SIADH. O tratamento instituído foi restrição hídrica e infusão de NaCl 3%. A TC de Tórax evidenciou uma lesão sólida expansiva predominante mediastinal de aproximadamente 10.0 x 9.2 cm, no pulmão esquerdo, além de uma lesão bem definida no parênquima hepático (1,6 x 1,4 cm) e uma lesão expansiva em cada glândula adrenal (à direita medindo 6,7 x 5,2 cm e à esquerda 1,7 x 1,6 cm). O exame histopatológico do nódulo linfático cervical revelou carcinoma não pequenas células metastático pouco diferenciado.

Discussão e Conclusões

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Hiponatremia é mais comum no Carcinoma de Pequenas Células, havendo poucos relatos sobre a prevalência de hiponatremia no Câncer de Pulmão Não Pequenas Células. A restrição hídrica é a base da terapia na maioria dos pacientes com SIADH com valores inferiores a 800 mL/dia. O balanço hídrico negativo inicialmente aumenta a concentração sérica de sódio e, com a terapia de manutenção em SIADH crônica, impede uma maior redução do sódio sérico. Já a administração de um hipertônico (NaCl 3%) preserva a perfusão cerebral. Um regime proposto é uma taxa de infusão inicial de 20 mL/h, com doses subsequentes a depender das medidas seriadas de sódio sérico em intervalos de seis horas.

Palavras Chave

Hiponatremia; SIADH;

Área

Nefrologia Clínica

Instituições

UNIFESP - São Paulo - Brasil, Universidade Federal do Piauí - Piauí - Brasil

Autores

Brenno Sousa Andrade, Iara Patrícia Moura Rocha, José Tibúrcio Monte Neto, Diogo Dantas Marques, Wallace Stwart Carvalho Padilha