Dados do Trabalho


Título

EFEITO DO TRANSPLANTE DE MICROBIOTA FECAL EM MARCADORES RENAIS, PARAMETROS GLICEMICOS E MORFOLOGIA INTESTINAL EM MODELO ANIMAL PARA DOENÇA RENAL DO DIABETES

Introdução

A doença renal do diabetes (DRD), afeta ∼40% dos pacientes com diabetes mellitus tipo 2 (DM2), sendo a principal causa de DRC. Pesquisas vem apontando o papel da microbiota no desenvolvimento de resistência insulínica (RI), obesidade, DM2 e o transplante de microbiota fecal (TMF) como uma possível estratégia de tratamento para esta população pela modulação da microbiota intestinal.

Material e Método

O TMF foi realizado, via retal, em animais BTBRob/ob com idade de 9-11 semanas e eutanásia em 2 intervalos, 14-15 semanas e 18-20 semanas (n=6 animais/grupo). Avaliamos dados funcionais (peso, proteinúria e glicemia basal), expressão gênica por qPCR do rim e intestino, marcadores inflamatórios, insulina, glucagon, GLP-1, GLP-2, PYY, GIP, peptideo C, avaliação morfológica do rim, pâncreas e intestino, IHQ rim e intestino e metagenômica das fezes.

Resultados

O TMF foi eficaz na redução da proteinúria nos animais ob/ob tratados em relação ao controle (P<0,05). Observamos redução de 2x na expressão do TNF-α no íleo após o TMF e manutenção morfológica das vilosidades intestinais no íleo e nas criptas do íleo (171,13μm; 1909,41μ2) e cólon ascendente nos animais tratados em relação aos não tratados (140,29μm) (P<0,05). O grupo tratado com TMF apresentou redução de peso em relação BTBRob/ob não tratado na 15° semana de idade, o que esteve associado a menores valores de peptídeo C e de RI na 14ª semana e a maiores valores de PYY na 18ª semana. O TMF não foi eficaz no controle glicêmico e não teve impacto na expressão gênica de marcadores de marcadores túbulo-intersticiais E-caderina, α-actina do músculo liso, nos marcadores podocitários, nefrina, podocina e integrina β1 e no marcador mesangial CD90 quando comparado aos animais não tratados. O TMF preservou a expressão proteica do WT-1 nos podócitos na 14ª semana, embora este efeito não tenha sido observado na 18ª semana. Em relação aos marcadores inflamatórios séricos IL-6, TNF-α, TNF-α, MCP-1 não houve diferença entre os grupos.

Discussão e Conclusões

O TMF é um tratamento seguro e eficaz para reduzir a proteinúria e a inflamação local no íleo em animais com DRD. A intervenção manteve os aspectos morfológicos das criptas e vilosidades intestinais no íleo e nas criptas do colón ascendente.

Palavras Chave

microbiota, diabetes, doença renal crônica

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

Instituto de Ensino e Pesquisa Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

Rosana Maria Cardoso de Bastos, Eliza Higuti, Christian Savio Silva, Antonio Simplicio Silva Filho, Erika Bevilaqua Rangel