Dados do Trabalho


Título

ANALISE DO TECIDO NAO NEOPLASICO POS NEFRECTOMIA PARCIAL POR CARCINOMA DE CELULAS CLARAS

Introdução

O carcinoma de células renais corresponde a mais de 90% das neoplasias renais. Quando indicada nefrectomia, a avaliação do tecido não neoplásico é recomendada, pela possibilidade de identificação de patologias nefrológicas específicas. O relato abaixo representa a importância dessa análise.

Material e Método

As informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário, anamnese, exames laboratoriais e análise da biópsia renal.

Resultados

S.S., 70 anos, hipertenso e com doença renal crônica (DRC). Em angiotomografia para avaliação de aneurisma de aorta foi evidenciado nódulo sólido hipervascularizado no terço superior do rim esquerdo. O paciente foi submetido à nefrectomia parcial esquerda, com anátomo-patológico evidenciando carcinoma de células renais de células claras estadiamento pT1a. No pós operatório evoluiu com DRC agudizada (Creatinina basal 2,4 mg/dL) e recebeu alta com Cr 3,73 mg/dL. Duas semanas após a cirurgia, em consulta, paciente referiu ganho ponderal de 10 kg; ao exame físico, apresentava edema de membros inferiores, escrotal e abdominal, sendo indicada internação para investigação. Nos exames laboratoriais da admissão, Cr 2,79 mg/dL; U 84; urina I com 4 leucócitos/campo; 5 hemácias/campo, relação proteinúria/creatinina em urina (p/c) 12,0 g/g e albumina 1,4 g/dL. Feito, então, o diagnóstico de síndrome nefrótica e iniciado terapia com diuréticos. Solicitada revisão de lâmina de nefrectomia, para análise de tecido não neoplásico e evidenciado nefropatia membranosa (NM). A investigação para causas secundárias foi negativa. Decidido pelo não tratamento imunossupressor da NM pela possibilidade síndrome paraneoplásica e potencial reversão pela retirada do tumor. Segue em acompanhamento ambulatorial (um ano após a nefrectomia), com redução de proteinúria (p/c 8,22 g/g), sem edemas e aumento da albumina de 3,6 g/dL.

Discussão e Conclusões

A análise do tecido não neoplásico permite fazer o diagnóstico de patologias glomerulares, tubulares ou mesmo vasculares, além de fornecer informações prognósticas úteis para prever o declínio de função renal (principalmente pela avaliação da quantidade de glomeruloesclerose e fibrose intersticial). Henriksen et. al., no entanto, mostraram que 88% das patologias não neoplásicas só foram diagnosticadas após reanálise do tecido da nefrectomia. Essa análise pode influenciar no seguimento e tratamento desses pacientes. No caso apresentado, a análise permitiu-nos não realizar um novo procedimento invasivo (biópsia renal) e adotarmos uma conduta expectante.

Palavras Chave

carcinoma células renais; tecido não neoplásico; nefropatia membranosa

Área

Doenças do Glomérulo

Instituições

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) - São Paulo - Brasil

Autores

Pablo Andrade Vale, Jeison de Oliveira Gois, Gianella Lavanda Delgado, Francisco Zanotelli Mattedi, Marcella Martins Frediani, Renato Antunes Caires, Verônica Torres da Costa e Silva, Elerson Carlos Costalonga