Dados do Trabalho


Título

BIOPSIA RENAL EM PACIENTE COM HEPATITE C: ALGO ALEM DO QUE CONHECEMOS

Introdução

As principais etiologias de Glomerulopatias associadas a padrão membranoproliferativo (GNMP) são infecções, doenças reumatológicas e neoplasias. A imunofluorescência (IF) é útil ao diagnóstico, porém nem sempre suficiente.

Material e Método

Relato de caso

Resultados

Homem, 60 anos, hipertenso e ex-etilista, com história de urina espumosa e edema de membros inferiores há 1 ano, com surgimento de lesões cutâneas há 2 meses. Referia ainda perda ponderal (8kg), febre e sudorese noturna. Ao exame físico, apresentava linfonodomegalia inguinal, esplenomegalia e púrpuras em membros. Laboratoriais evidenciaram creatinina 1,7 mg/dL, albumina sérica 3,3 mg/dl, urina com hematúria dismórfica e proteinúria subnefrótica, hemograma com anemia e plaquetopenia, complemento consumido (CH50 e C2), FAN e ANCA negativos. Ultrassom de abdome mostrou hepatopatia crônica e hipertensão portal, além de linfonodomegalia generalizada e rins preservados. Sorologia para HCV positiva com carga viral elevada (PCR 4.678.480 cópias/ml). Submetido à biópsia renal, que mostrou 19 glomérulos com padrão membranoproliferativo e infiltrado intersticial linfóide, com formação de agregados pseudo-foliculares. A IF apresentava depósitos granulares em alça e mesângio de IgG, C1q, C3, Kappa e Lambda. Eletroforese de proteínas e imunofixação urinária mostraram componente monoclonal em IgM kappa. Biópsia de linfonodo, biópsia de medula óssea e imunofenotipagem descartaram maliginidade. Realizada a hipótese de infecção pelo HCV associada a crioglobulinemia, iniciado tratamento com Sofosbuvir e Daclatasvir com estabilização da função renal e resolução da proteinúria e hematúria.

Discussão e Conclusões

A infecção pelo HCV é associada a várias manifestações extra-hepáticas, incluindo doença renal, associada a 3 padrões: crioglobulinemia mista, GNMP e nefropatia membranosa.
Além de se replicar nos hepatócitos, o HCV pode se replicar nos linfócitos B, desencadeando crioglobulinemia e linfoma não-Hodgkin em até 8-10% dos casos. As crioglobulinas formam imunocomplexos e podem precipitar em diversos órgãos. No rim, apresenta padrão GNMP com síndrome nefrítica em 25% e com hipocomplementenemia em 50-79%.
O tratamento envolve terapia com antivirais de ação direta tendo como objetivo a eliminação viral, alcançada em 95% dos casos. Caso não tratada, a crioglobulinemia é precursora para linfoma de células B e fator de risco cardiovascular por vasculite coronariana.

Palavras Chave

HCV, glomerulonefrite membranoproliferativa, crioglobulinemia

Área

Doenças do Glomérulo

Instituições

UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

Thalita Alvarenga Ferradosa Paula, Marina Colella Santos, Fernanda Badiani Roberto, Luiz Antonio Ribeiro Moura