Dados do Trabalho


Título

ANALISE DO CONSUMO ALIMENTAR DE PACIENTES EM HEMODIALISE ATRAVES DE METODOS INDIRETOS DE AVALIAÇAO

Introdução

A recomendação nutricional para pacientes com Doença Renal Crônica (DRC) em hemodiálise (HD) deve ofertar uma dieta hiperproteica/hipercalórica, adequada em energia e proteína. Devido ao catabolismo acelerado e alterações metabólicas esses pacientes estão sujeitos a alterações do estado nutricional. A Desnutrição Energético Proteica (DEP), é uma das alterações do estado nutricional comumente encontrada nesta população. E, está comumente associada ao baixo consumo alimentar. O estudo tem como objetivo avaliar o consumo alimentar de pacientes em hemodiálise.

Material e Método

Trata-se de um estudo observacional, do tipo transversal no qual foram coletados em entrevista direta com os pacientes, dados pessoais e sociais e em seguida aplicados questionários relacionados ao consumo alimentar (Recordatório de 24 horas e Questionário de Frequência Alimentar) durante as sessões de hemodiálise.

Resultados

Foram avaliados 50 pacientes com médias de idade de 55 ± 13 anos. Entre as doenças de base Diabetes Mellitus e a Hipertensão Arterial Sistêmica, foram as mais abundantes nesta população, ambas com 38%. Em relação ao consumo alimentar foi observada uma predominância de alimentos industrializados. O consumo médio diário de energia correspondeu a 24,01 kcal/kg/dia, e de proteína 1,01 g/kg, ambos inferior ao indicado por Cuppari (2014) à essa população, que recomenda a ingestão de energia de 30 a 35 kcal/kg/dia, e um consumo proteico de 1,1 a 1,2 g/kg/dia. Portanto apresentam maiores riscos de desnutrição.

Discussão e Conclusões

Foi possível evidenciar consumo energético e proteico abaixo do recomendado para pacientes com DRC e elevado consumo alimentar de industrializados. O controle na ingesta desses nutrientes na dieta, associado à diálise adequada, é essencial para evitar as complicações relacionadas a DRC, como DEP e anorexia. Portanto, a assistência e a intervenção nutricional, são importantes nos serviços de diálise, visando melhorar o perfil dietético dos pacientes para corrigir possíveis erros dietéticos.

Palavras Chave

Insuficiência Renal Crônica, Hemodiálise, Energia, Estado Nutricional.

Área

Multiprofissional: Nutrição

Instituições

Nefroclin - Minas Gerais - Brasil

Autores

Daylane Pimentel Mouta, Raquel Reis Costa Ferreira, Paulo Sérgio Pinto, Wagner Jaenervay Silveira, Beatriz Cristina Pereira, Aline Silva Aguiar, Livia Botelho da Silva