Dados do Trabalho


Título

Risco cardiovascular em glomerulopatias primárias, como prevenir?

Introdução

O desenvolvimento da aterosclerose é considerado um processo inflamatório crônico, de resposta do endotélio a uma série de agressores, como hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabete melito (DM), tabagismo, obesidade e dislipidemia. Esses agressores são conhecidos como fatores de risco tradicionais. Mais recentemente foram apontados outros fatores, denominados não tradicionais, como a síndrome nefrótica, proteinúria isolada e doença renal crônica (DRC). A medição ultrassonográfica da espessura médio-intimal de carótidas (EMIC) é marcador válido e com bom valor preditivo para eventos cardiovasculares adversos na população geral e nos pacientes com DRC. O objetivo do presente estudo foi avaliar fatores de risco cardiovascular específicos em pacientes com glomerulopatia primária.

Material e Método

Estudo observacional, transversal e controlado, utilizando como desfecho a EMIC, avaliada pelo mesmo examinador, utilizando o aparelho General Eletric Vivid S6. Dados referentes a 64 pacientes com glomerulopatia primária foram comparados a 70 voluntários doadores de sangue. Foram incluídos pacientes com lesões mínimas, glomeruloesclerose segmentar e focal, nefropatia membranosa e nefropatia por IgA

Resultados

Não houve diferença estatística quanto à idade, sexo, raça, níveis de colesterol e nem quanto a prevalência de diabéticos. Os pacientes com glomerulopatias apresentaram maior prevalência de HAS quando comparados com controles (78,12% versus 14,29%; p<0,01), maior uso de estatina (59,37% versus 8,57%; p<0,01), maiores valores de pressão arterial sistólica (PAS) (130 mm Hg versus 120; p<0,01), menor taxa de filtração glomerular (TFG) (80,30 mL/min/1,73m2 versus 98,70; p<0,01) e maior EMIC média (0,66 mm versus 0,60; p=0,003). Após análise de regressão gama, idade (p=0,001) e PAS (p=0,001) mantiveram relevância estatística.

Discussão e Conclusões

Pacientes com glomerulopatia primária apresentaram maior risco de evento cardiovascular adverso, marcado por maiores valores de EMIC. Apesar da influência dos fatores de risco não tradicionais, os tradicionais ainda desempenham papel importante na determinação desse risco, com destaque para a idade e para os níveis de PAS, sendo este último um fator modificável. Portanto, é fundamental o controle dos níveis pressóricos nesses pacientes.

Palavras Chave

glomerulopatia primária; espessura média-intimal de carótidas; fatores de risco cardiovascular

Área

Doenças do Glomérulo

Instituições

Faculdade de Medicina de Botucatu, Unesp - São Paulo - Brasil

Autores

Rodrigo Hagemann, Vanessa dos Santos Silva, João Carlos Hueb, Luís Cuadrado Martín, Jacqueline Teixeira Caramori