Dados do Trabalho


Título

ANALISE DO PERFIL NUTRICIONAL DE PACIENTES SUBMETIDOS A HEMODIALISE DE ACORDO COM ALBUMINA SERICA

Introdução

Devido ao catabolismo acelerado e alterações metabólicas os pacientes renais crônicos estão sujeitos a alterações do estado nutricional. A desnutrição proteico calórica (DEP) é uma destas principais alterações e tem sido associada ao aumento da mortalidade nessa população. Neste contexto, o diagnóstico nutricional faz-se necessário, sendo a Avaliação Nutricional uma ferramenta adequada para avaliar o estado nutricional do paciente e, por conseguinte ter uma melhora na sobrevida e prognóstico clínico. Dentre os múltiplos parâmetros utilizados para a avaliação do estado nutricional de pacientes em programa de hemodiálise, a albumina sérica é rotineiramente utilizada para esta finalidade visto a sua estreita associação com a morbidade e mortalidade nesta população. O presente estudo tem como objetivo avaliar o estado nutricional de pacientes em hemodiálise (HD) através da albumina sérica. Trata-se de um estudo observacional, do tipo transversal no qual foram coletados dados clínicos e exames bioquímicos dos prontuários eletrônicos de pacientes com DRC em tratamento hemodialítico.

Material e Método

Trata-se de um estudo observacional, do tipo transversal no qual foram coletados dados clínicos e exames bioquímicos dos prontuários eletrônicos de pacientes com DRC em tratamento hemodialítico.

Resultados

Foram avaliados 50 pacientes com médias de idade de 55 ± 13 anos. Ao analisar as proteínas séricas, relacionadas à mensuração do estado nutricional dos pacientes, obteve-se os seguintes resultados: a média de proteínas totais foi de 6,9 ± 0,6 g/dL e albumina 3,8 ± 0,3 g/dL. Assim como Giachini et al. (2017), a média de albumina sérica dos pacientes se manteve dentro do valor de referência. Estudos associam aumento de mortalidade em pacientes renais crônicos com níveis de albumina sérica inferior a 4,0 gr/dL. Porém, a sensibilidade no diagnóstico da desnutrição através deste marcador é baixa já que a hipoalbuminemia pode refletir não somente desnutrição, como também perda de albumina no dialisato, doenças sistêmicas, hiper-hidratação, idade avançada e, principalmente inflamação.

Discussão e Conclusões

A albumina não deve ser utilizada como critério único para prognóstico de avaliação nutricional, já que vários fatores podem influenciar em suas concentrações séricas. Porém, seu uso não deve ser invalidado. É recomendável que, seja feita em associação com outros marcadores nutricionais.

Palavras Chave

Avaliação Nutricional; Hemodiálise; Desnutrição; Estado Nutricional; Doença Renal Crônica.

Área

Multiprofissional: Nutrição

Instituições

Nefroclin - Minas Gerais - Brasil

Autores

Daylane Pimentel Mouta, Raquel Reis Costa Ferreira, Paulo Sérgio Pinto, Wagner Jaenervay Silveira, Beatriz Cristina Pereira, Aline Silva Aguiar, Livia Botelho da Silva