Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DO ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES SUBMETIDOS A HEMODIALISE DE ACORDO COM O IMC

Introdução

A desnutrição é uma alteração do estado nutricional frequentemente encontrada em pacientes acometidos pela Doença Renal Crônica em tratamento de hemodiálise. Esta condição relaciona-se com pior prognóstico clínico, maiores índices de morbidade, limitações funcionais e piores níveis de qualidade de vida. O paciente em diálise deve ser avaliado nutricionalmente e monitorado, afim de diagnosticar, prevenir e/ou tratar as possíveis alterações do estado nutricional deste público. O estudo tem como objetivo avaliar o estado de pacientes em hemodiálise (HD) através do Índice de Massa Corpórea (IMC).

Material e Método

Trata-se de um estudo observacional, do tipo transversal no qual foram coletados dados clínicos dos prontuários eletrônicos dos pacientes. O cálculo de índice de massa corporal (IMC), foi calculado através da fórmula: IMC = peso/(altura)². Para o cálculo da fórmula, fora utilizado o peso seco. Os dados coletados foram analisados pelo software SPSS® versão 20.0. O nível de significância adotado foi de 5%.

Resultados

A maioria dos pacientes em estudo apresentou peso adequado (52%), apesar de o percentual de baixo peso seja considerável (10%). Em 2010, ao descreverem os aspectos nutricionais e epidemiológicos de pacientes com DRC em tratamento hemodialítico no Brasil, Biavo et al., estabeleceram uma prevalência de baixo peso de 8,1% para os pacientes com idade entre 18 e 59 anos e de 32,9% para aqueles com idade igual ou superior a 60 anos, utilizando o IMC como método de avaliação do estado nutricional, valores estes que se assemelham ao presente estudo. Estudos apontam maior índice de mortalidade em pacientes com IMC < 20 kg/m² quando comparados a pacientes com IMC ≥ 30 kg/m². Portanto, a manutenção de um IMC mais próximo do ponto de corte superior para eutrofia pode ser interessante.

Discussão e Conclusões

Embora a média de IMC do grupo estudado tenha se situado na faixa de eutrofia, não é possível afirmar que esta população não apresente risco nutricional e/ou algum grau de desnutrição visto que o IMC não diferencia tecido muscular de tecido adiposo. Adjunto a este fator, estudos evidenciam que a sobrevida desta população diminui conforme o IMC. Deste modo, o uso deste parâmetro de maneira isolada pode destorcer o diagnóstico nutricional desses pacientes. Por conseguinte, é recomendável que a interpretação dos valores de IMC seja feita em associação com outros marcadores nutricionais.

Palavras Chave

Avaliação Nutricional; Doença Renal Crônica; Estado Nutricional; Desnutrição.

Área

Multiprofissional: Nutrição

Instituições

Nefroclin - Minas Gerais - Brasil

Autores

Daylane Pimentel Mouta, Raquel Reis Costa Ferreira, Paulo Sérgio Pinto, Wagner Jaenervay Silveira, Beatriz Cristina Pereira, Aline Silva Aguiar, Livia Botelho da Silva