Dados do Trabalho


Título

DOENÇA RENAL CRONICA ENTRE IDOSOS EM TRATAMENTO HIPERTENSIVO EM FORTALEZA-CE

Introdução

A doença renal crônica (DRC) é um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo que pode resultar em deterioração progressiva da função renal e aumento da morbidade e mortalidade por causas cardiovasculares e não cardiovasculares.

Material e Método

Estudo transversal realizado de abril a julho de 2018 com 248 participantes. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de questionário estruturado para obtenção de dados demográficos e clínicos. Para a análise da urina utilizou-se o dipstick. Foram criados grupos de acordo com a presença de DRC estabelecida e feita avaliação por regressão logística de fatores associados com a DRC. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido autorizando a participação no estudo.

Resultados

Dentre os 248 participantes do estudo 51 (20%) eram do sexo masculino. A presença de DRC ocorreu em 15 participantes (6%). O grupo com DRC apresentou maior frequência de pessoas do sexo masculino (47% vs. 19%; p = 0,018) e também de pessoas que não tomavam corretamente anti-hipertensivos prescritos pelo médico (93% vs. 67%; p = 0,040). Na análise de regressão, o sexo masculino esteve associado com a presença de DRC (OR: 3,739; IC95%: 1,287-10,858) e aqueles que não usavam anti-hipertensivo corretamente apresentaram uma tendência, porém não foi significativa (OR: 6,388; IC95%: ,850-50,045). Os idosos do sexo masculino apresentaram pressão arterial diastólica maior que os do sexo feminino (82 ± 13 vs 77 ± 12, p=0,012).

Discussão e Conclusões

A incidência de DRC foi maior nos homens e relacionada com o uso incorreto de medicamentos anti-hipertensivos implicando no aumento da pressão arterial diastólica.

Palavras Chave

Hipertensão; Doença Renal Crônica; Idosos.

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

Universidade Federal do Ceara - Ceará - Brasil

Autores

Gabriela Correia Pequeno Marinho, Guilherme Nascimento dos Santos, Brenda Luzia de Paiva, Dionisia Lorrana de Sousa Damasceno, Mariana Mota Monteiro Latorre, Paulo Vitor de Souza Pimentel, Sabrina Silveira Alcure, Gdayllon Cavalcante Meneses, Alice Maria Correia Pequeno, Elizabeth De Francesco Daher