Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇAO ENTRE USO DE RECURSOS ERGOGENICOS E PROTEINURIA EM PRATICANTES DE TREINAMENTO DE FORÇA

Introdução

O uso de recursos ergogênicos é frequente por praticantes de treinamento de força, seja para melhoria do desempenho na atividade e/ou fins estéticos. Dessa forma, identificar o consumo dessas substâncias, assim como relacioná-las a possíveis impactos renais é de supra importância.

Material e Método

Trata-se de estudo descritivo e transversal, envolvendo 60 indivíduos praticantes de treinamento de força do sexo masculino, sendo 25 fisiculturistas usuários de EAA, e 35 praticantes recreacionais usuários de suplementos alimentares. A coleta foi realizada em um campeonato cearense de fisiculturismo e em academias de musculação em Fortaleza-CE, Brasil, de julho de 2017 a setembro de 2018. Os voluntários responderam a um questionário estruturado com informações sobre o perfil e uso de recursos ergogênicos. Foram realizados exames de urina através do dipstick. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido autorizando a participação no estudo.

Resultados

Os participantes de fisiculturismo possuíam idade média de (28,7 + 4,4 anos) e IMC médio de (29,18kg/m2 + 3,56). Já os PRTF possuíam idade média de (33,7 + 5,8 anos) e IMC médio de (26,39kg/m2 + 4,12). Os indivíduos tinham o peso e altura média de (78,5 + 6,3 kg) e (1,73 + 0,15 m), respectivamente. Na verificação da distribuição dos níveis de proteinúria nos grupos foi encontrado uma associação estatisticamente significativa. Dos fisiculturistas, 16,7% apresentaram valores de proteinúria em 300mg/dl, já os praticantes recreacionais utilizadores de suplementos alimentares este mesmo valor foi visto em apenas 2,8% dos indivíduos.

Discussão e Conclusões

Níveis de proteinúria se distribuem diferentemente entre usuários de EAA e de suplementos alimentares. O uso de EAA por fisiculturistas pode provocar maiores impactos na função renal que o uso de suplementos alimentares por praticantes recreacionais de treinamento de força.

Palavras Chave

Recurso ergogênico; Esteroides anabólicos androgênicos; Treinamento de força; Fisiculturismo.

Área

Doença Renal Crônica

Instituições

Universidade Federal do Ceara - Ceará - Brasil

Autores

Julio Cesar Chaves Nunes Filho, Robson Salviano de Matos, Marilia Porto Oliveira Nunes, Guilherme Nascimento dos Santos, Paulo Vitor de Souza Pimentel, Sabrina Silveira Alcure, David Silva Camurça, Mariana Queiroz de Souza, Alice Maria Correia Pequeno, Elizabeth De Francesco Daher