Dados do Trabalho


Título

A SELEÇAO IMUNOLOGICA (SI) PERMITE A REDUÇAO DA INTENSIDADE DA TERAPIA DE INDUÇAO EM RECEPTORES DE RETRANSPLANTE RENAL (RETX).

Introdução

RETX apresentam maior risco de desenvolver rejeição aguda, principalmente rejeição aguda mediada por anticorpos (RAMA), primariamente devido à sensibilização prévia. Nós fizemos a hipótese de que uma seleção imunológica (SI) mais sensível poderia permitir a redução na dose da terapia de indução. A partir de 14/06/2014, a ausência de anticorpos doador-específico (ADE) anti-HLA A, B e DR (intensidade média de fluorescência [MFI]>1500) passou a ser critério de seleção para o transplante. Esses pacientes recebem então uma dose única reduzida de 3 mg/kg de globulina anti-timócito (GAT).

Material e Método

Esse experimento natural compara a eficácia e segurança da combinação de SI+GAT3 com uma coorte histórica recente sem SI que recebeu a indução padrão com 5 doses consecutivas de 1 mg/kg/dia (GA5). Todos os pacientes receberam tacrolimo, micofenolato e prednisona.

Resultados

Não houve diferença nas variáveis demográficas entre os grupos GAT5 (n=101) e GAT3 (n=110) e incluindo a proporção de transplantes com rim de doador falecido (94,1% vs. 90%), tempo médio de isquemia fria (22 vs. 24 horas) e função tardia do enxerto (61% vs. 63,6%). Não houve diferença na incidência (10,9% vs. 12,7%) ou severidade (3 IA, 2 IB, 3 IIA, 3 RAMA vs. 5 IA, 2 IB, 2 IIA, 5 RAMA) das rejeições agudas comprovadas por biópsia tratadas. Não observamos diferença na taxa de readmissão hospitalar em 30 dias (30,2 vs. 27,8%), incidência do primeiro episódio de infecção por citomegalovirus (47,5 vs. 40%) e nas sobrevidas do paciente (94,1% vs. 96,4%) e do enxerto censorada pelo óbito (92,1% vs. 90,9%) em 12 meses.

Discussão e Conclusões

Essa análise preliminar sugere que em RETX a SI permite a redução da dose de GAT sem comprometer a eficácia do regime imunossupressor.

Palavras Chave

terapia de indução
receptores
retransplante renal

Área

Transplante

Instituições

Hospital do Rim - São Paulo - Brasil

Autores

Kamilla Linhares, Marian Pontello Cristelli, Claudia Rosso Felipe, Henrique Proença, Renato De Marco, Klaus Nunes Ficher, Renato Demarchi Foresto, Jose Medina Pestana, Helio Tedesco Silva