Dados do Trabalho


Título

Avaliação de fatores associados à trombose de fístula arteriovenosa

Introdução

A fístula arteriovenosa (FAV) é o acesso preferencial para pacientes em hemodiálise. Alguns parâmetros são considerados primordiais na avaliação e manutenção do acesso vascular definitivo por um maior período de tempo. A trombose tardia pode ser causada devido à estenose de vazão venosa, trauma continuado devido às canulações, hipotensão ou trombose de veia central. A avaliação de parâmetros como: pressão venosa, fluxo efetivo, média de ktv online e medidas de hematócrito são fatores que podem associar-se à disfunção do acesso de forma precoce e proporcionar intervenção antes da evolução para trombose e perda da FAV. Baseado no exposto, o objetivo do trabalho é avaliar as alterações ocorridas e aparecimento de sinais e sintomas que foram mais evidentes nos períodos que antecederam as tromboses.

Material e Método

Estudo descritivo, exploratório de análise quantitativa e corte transversal. Realizado em clínica de hemodiálise na cidade do Recife. Foram avaliados os parâmetros clínicos referentes ao acesso arteriovenoso de 7 pacientes que apresentaram trombose de FAV durante os meses de agosto de 2018 a março de 2019. Os dados foram coletados mediante consulta a prontuário eletrônico e tabulados em planilha de excel com posterior descrição das variáveis descritivas.

Resultados

Foram avaliados 7 pacientes, sendo 5 do sexo masculino, média de idade 76 anos, todos hipertensos e 5 portadores de diabetes melitos. Dentre as FAVS estudadas havia 2 braquiobasílicas, 3 radiocefálicas e 2 braquiocefálicas. A média do tempo de patência foi 631 dias com mínima de 285 dias e máxima de 1120 dias. Em 14% dos casos houve histórico de pressão venosa superior a 200, em 71% dos casos houve diminuição significativa do Ktv online, 14% apresentou fluxo de sangue baixo. A média dos hematócritos foi 35,6g/dL com mínimo de 29,2g/dL e máximo de 38,5g/dL.

Discussão e Conclusões

O valor do Ktv online dos últimos 3 meses apresentou redução significativa na maioria dos casos com valores inferiores a 1,2 e permanecendo em queda, considerando o adequado para hemodiálise convencional o valor 1,4.
Conclui-se a importância da avalição do Ktv online para detecção de disfunção de acesso arteriovenoso para hemodiálise como provável fator que pode associar-se à trombose de FAV. O exame físico detalhado, registros seguros e o monitoramento dos critérios para avaliação da patência de FAV são essenciais para a manutenção do acesso e intervenção precoce.

Palavras Chave

Fístula arteriovenosa, Trombose, Diálise Renal

Área

Multiprofissional: Enfermagem

Instituições

MULTIRIM - Pernambuco - Brasil

Autores

Polyana Bezerra Mendonça Dourado, Rafaela Travassos F. M. Leite , Alexandre de Holanda Cavalcanti Pinto , Michele Natália Araújo Fernandes