Dados do Trabalho


Título

VALIDAÇAO DO MODELO “INTEGRATIVE BOX” (IBOX) PARA PREVER A SOBREVIDA DO ENXERTO EM UMA COORTE INDEPENDENTE DE RECEPTORES DE TRANSPLANTE RENAL.

Introdução

Um escore multidimensional (iBox) para prever o risco individual de perda de enxerto esta em desenvolvimento e validação pelo Paris Transplant Group (NCT03474003).

Material e Método

O iBox gera escores de risco utilizando modelos estatísticos computacionais a partir da integração das características demográficas do doador e do receptor com a taxa de filtração glomerular (TFG), proteinúria, presença de anticorpos específicos contra o doador (DSA) e escores de Banff obtidos de uma biópsia do enxerto realizada entre 2 e 60 meses após o transplante. Escores crescentes predizem sobrevida inferior do enxerto. Este estudo tem o objetivo de validar esse modelo preditivo utilizando dados de uma coorte independente de transplantados renais.

Resultados

Foram incluídos 527 pacientes (setembro de 2009 e abril de 2016) submetidos a uma biópsia (mediana de 2,8 anos, IQR 1,4-3,75) e acompanhados por um tempo mediano de 2,2 anos (IQR 1,06-3,07). No momento da biópsia a TFG média foi de 34,5±15,9 mL/min/1,73m², a proteinúria média foi de 0,87±1,3 g/dL e 19,2% dos pacientes apresentaram DSA. 6% das biópsias mostraram inflamação da microcirculação (g+ptc), 15,6% inflamação intersticial e 24% tubulites. Glomerulopatia crônica do transplante foi observada em 4,3% e 81% apresentaram fibrose intersticial e atrofia tubular. Os pacientes foram distribuídos em 5 estratos (S) com base no aumento do escore final (S1: 5,1%, S2: 14,6%, S3: 28,2%, S4: 29,9%, S5: 22,2%). A probabilidade de sobrevida do enxerto 3, 5 e 7 anos após a biópsia diminuiu com o aumento do estrato. O método mostrou boa discriminação (AUC=0,89) e calibração.

Discussão e Conclusões

O desempenho do iBox foi validado utilizando receptores de transplante renal com características demográficas, ambiente clínico e sistema de saúde distintos.

Palavras Chave

Integrative Box
sobrevida
receptores
transplante renal

Área

Transplante

Instituições

Hospital do Rim - São Paulo - Brasil

Autores

Carmen Lefaucheur, Marc Raynaud, Olivier Aubert, Kamila Linhares, Gessika Gomes, Cecilia Peixoto, Lucia Alfaro Villanueva, Renato Demarchi Foresto, Jose Medina Pestana, Christophe Legendre, Alexandre Loupy, Helio Tedesco Silva