Dados do Trabalho


Título

ADAPTAÇAO TRANSCULTURAL DA ESCALA DE AVALIAÇAO DE COMPORTAMENTOS DE AUTOCUIDADO COM A FISTULA ARTERIOVENOSA EM HEMODIALISE - ECAHD PARA O BRASIL

Introdução

Introdução: A fístula arteriovenosa permite uma abordagem segura e contínua do sistema vascular, possui maior durabilidade e está associada a menor morbimortalidade em relação aos enxertos e cateteres (1, 2). O paciente deve desenvolver comportamentos de autocuidado que visem a manutenção e conservação do acesso arteriovenoso (3, 4). Objetivo: adaptar culturalmente a Escala de Avaliação de Comportamentos de Autocuidado com a Fístula Arteriovenosa em Hemodiálise para o Brasil.

Material e Método

Método: estudo metodológico, com abordagem quantitativa, realizado a partir do protocolo de Beaton et al (2007) (5), que determina cinco etapas: 1) tradução inicial, 2) síntese das traduções, 3) retradução de volta ao idioma original, 4) comitê de juízes e 5) pré-teste da versão final. Os dados do pré-teste foram coletados em outubro e novembro de 2018 por meio de entrevista semiestruturada e da aplicação da versão final da escala. Os pacientes indicaram sua compreensão em relação a cada item e puderam dar sugestões para conferir maior clareza ao instrumento. Os dados foram analisados através da estatística descritiva, codificados por meio do software SPSS, versão 20.0. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética, CAAE: 03105818.9.0000.5208.

Resultados

Resultados: dos 16 itens da escala original, apenas dois precisaram ser reescritos após aplicação do pré-teste realizada com 31 pacientes submetidos à hemodiálise em dois serviços de Pernambuco. O item “ Faço compressão com os dedos no local em que houve a punção” não estava claro para 77,4% dos pacientes, sendo modificado para “Pressiono o local da punção com os dedos após a retirada das agulhas”. O item “Observo sinais de vermelhidão e inchaço nos locais puncionados” não foi compreendido por 41,9% da amostra e foi reescrito da seguinte forma: Procuro sinais de vermelhidão e inchaço nos locais puncionados.

Discussão e Conclusões

Discussão: a escala, modificada após a realização do pré-teste poderá ser útil na avaliação dos comportamentos de autocuidado dos pacientes com a fístula arteriovenosa, estas alterações tornaram os itens compreensíveis para a maioria dos pacientes da amostra, independente das características sociodemográficas ou clínicas apresentadas. Conclusão: a Escala de Avaliação de Comportamentos de Autocuidado com a Fístula Arteriovenosa em Hemodiálise, adaptada para a realidade brasileira, mostrou-se compreensível para pacientes submetidos à hemodiálise, após as modificações realizadas.

Palavras Chave

Hemodiálise. Acesso vascular. Fístula arteriovenoso. Autocuidado. Comportamento

Área

Multiprofissional: Enfermagem

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE - Pernambuco - Brasil

Autores

MARTA NUNES LIRA, Natália Ramos Costa Pessoa, Maria Carolina Wanderley Medeiros, Carlene Souza Silva Manzini, Andressa Garcia Nicole, Kelly Cristiane Rocha Lemos, Polyana Bezerra Mendonça Dourado, Adrian Thaís Cardoso Santos Gomes da Silva, Juliane da Silva Cruz, Barbara Guedes de Almeida, Denise Maria Nascimento de Lima, Joana D’arc de Albuquerque Maranhão Oliveira, Alessandra Maria da Conceição Ramos dos Santos Medeiros , Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos Morais, Cecília Maria Farias de Queiroz Frazão, Clemente Neves Sousa, Vânia Pinheiros Ramos